Publicidade

Cannes Lions

20 A 24 DE JUNHO DE 2022

Com Bronzes em Glass e Film, Brasil encerra Cannes com 70 Leões

Desempenho foi pouco superior ao do ano passando, quando País recebeu 67 Leões; Africa, VMLY&R, David e Gut são as agências mais premiadas

Bárbara Sacchitiello
24 de junho de 2022 - 16h00

País soma 70 troféus na premiação de 2022 (Crédito: Celina Filgueiras)

O Brasil conquistou um total de 70 Leões na edição de 2022 do Cannes Lions. Com o anúncio das quatro últimas categorias – Film, Titanium, Glass e Sustainable & Development Goals – das 29 totais da premiação, as agências do país receberam mais três troféus, fazendo com que a marca deste ano seja um pouco superior à de 2021, quando o Brasil recebeu 67 Leões do Festival.

Apesar de mais Leões do que em 2021, o País sai do Cannes Lions sem nenhum Grand Prix. No ano passado, o país havia conquistado três troféus do gênero, com trabalhos da Africa, VMLY&R e GUT.

No último dia da premiação deste ano, o País conquistou um Leão de Bronze em Glass pelo trabalho “O uniforme que nunca existiu”, criado pela TracyLocke para a Centauro. A peça era a única do País a fazer parte do shortlist da categoria, que celebra trabalhos que destaquem a equidade de gênero.

Em Film, categoria mais tradicional do Festival, o Brasil recebeu dois troféus de Bronze. Um foi para a Gut, por “Novos beijos icônicos”, feita para o Mercado Livre, e outra para a Wieden+Kennedy, pelo comercial “New Fairies”, criado para a Nike. A Africa repetiu a performance do ano passado e foi a agência brasileira com melhor desempenho no Festival, com 2 Ouros, 6 Pratas e 7 Bronzes. Em segundo lugar ficou a VMLY&R, que angariou 2 Ouros, 3 Pratas e 6 Bronzes. Na terceira posição ficou a David, com 2 Ouros, 3 Pratas e 3 Bronzes.

A Agência do Ano do Cannes Lions 2022 foi a Dentsu de Bengaluru, da Índia, que recebeu 3 Grand Prix e vários outros Leões dos júris pelo case “The Unfiltered History”, criado para a Vice Media. O WPP foi premiado como a holding mais criativa do ano, seguida por Omnicom e Interpublic. Já a marca criativa do ano foi o Burger King, à frente de Burger King, Vice e Apple.

Veja, abaixo, a classificação e pontuação das agências brasileiras:



Publicidade

Compartilhe

Patrocínio