Publicidade

Cannes Lions

20 A 24 DE JUNHO DE 2022


24 de junho de 2022 - 11h32

A cultura dos games tem cada vez mais difundida por aí, e na opinião da Activision Blizzard com Fernando Machado e Pelle Sjoenell no palco, é a mais social das redes sociais. Se antes a gente jogava videogame porque a gente era amigo, agora as pessoas são amigas porque jogam videogame. Muita gente joga hoje, mas nem todos se consideram ou gostam de ouvir que são gamers, melhor lembrar que estamos falando de pessoas.

Porque é tão grande a adesão das pessoas à essa modalidade de entretenimento social? Na opinião Activision Blizzard, 6 coisas atraem no universo do game. É sobre a possibilidade de vencer e toda a excitação e satisfação que vem junto, num mundo real onde tem sido difícil ganhar. É sobre identidade, sobre se expressar, mostrar quem é, escolher seus heróis e até se vestir deles, e se identificar também com quem gosta das mesmas coisas. É sobre colaboração, ainda que o game tenha algo de individual, tem o time, a equipe, o torcer, o assistir, o apoiar o outro para que avance também. Tem ainda uma dinâmica de progresso que atrai, muita clareza do nível que a pessoa se encontra e o que tem que fazer para avançar para a próxima fase, algo que tem sido difícil de visualizar na vida real. No mundo do entretenimento, os games ganham espaço também porque oferecem um senso de exploração, levando as pessoas pra dentro de experiências super ricas, cenas desconhecidas, aventuras inusitadas, territórios de fantasia que podem emocionar muito. E para finalizar, conforme o game avança e a tecnologia vai propiciando um mundo virtual cada vez mais idêntico e parecido com o real, tem as linhas borradas que intrigam, já é possível confundir se os ambientes são reais ou virtuais, as possibilidades são infinitas.

Enfim, para as pessoas que jogam, é um espaço de extrema relevância e imersão e por isso as marcas que querem entrar, tem que fazer parte da forma mais natural possível. A estratégia mais acertada na opinião deles é nunca se afastar do que a sua marca de fato representa e buscar um espaço autêntico nos jogos com base nisso, sem interferir demais. O exemplo de sucesso que eles deram é Heinz Hidden Spots, criação da GUT SP para o ketchup Heinz, que ganhou Leão de Prata. Com foco no insight de que muitas pessoas comem e bebem enquanto jogam, mas que isso normalmente tira a atenção do jogo e vira um desastre, mapearam locais para elas comerem em paz na Warzone Caldera em parceria com Call of Duty. #HeinzHiddenSpots. Um jeito autêntico e super criativo de levar Heinz pra dentro do mundo dos games.

Publicidade

Compartilhe

Patrocínio