Publicidade

Cannes Lions

20 A 24 DE JUNHO DE 2022

“Moldy Whopper” quase mofou na gaveta

Insight surgiu em 2015, no Brasil, e ganhou vida apenas em 2019 com trabalho colaborativo

Renato Rogenski
24 de junho de 2021 - 10h18

Case foi criado pelas agências Ingo Stockholm, David Miami e Publicis Bucharest (Crédito: reprodução/ Youtube)

Pela primeira vez um case de alcance global quebrou o apetite appeal de um lanche de fast food, com “Moldy Whopper”, que conquistou até agora um GP de Outdoor e outros 6 Leões nesta edição do Cannes Lions. Para anunciar a remoção de conservantes artificiais dos produtos do Burger King, as agências Ingo Stockholm, David Miami e Publicis Bucharest deram vida à uma ideia inusitada: filmar o processo de decomposição de um Whopper. Neste mesmo ano, o trabalho já conquistou quatro Grand Prix no Clio Awards, nas categorias Creative Effectiveness, Out of Home, Print e Social Media. Não à toa, a David Miami conseguiu o troféu de Agência do Ano e o Burger King o de Anunciante do Ano, no festival global.

O que pouca gente sabe é que o insight original da campanha foi concebido entre 2015 e 2016 no Brasil, ficando aproximadamente quatro anos na gaveta, até ser executado em 2019. Quem conta essa história é Sergio Takahata, diretor de criação associado da David Miami. O criativo fazia parte do escritório brasileiro da rede quando a ideia veio à tona e saiu para trabalhar em outros lugares, até ser contratado pela agência americana. “Eu fiz parte da equipe original de criativos da David que concebeu essa ideia. Quatro anos depois, tive a oportunidade de trabalhar novamente em ‘Moldy Whopper’, quando voltei para a David, desta vez para trabalhar em Miami”, explica.

Para Sergio, o visual é um dos principais atrativos da campanha, porque vai totalmente na contramão de como um produto é vendido. “Nesse caso, fomos no caminho contrário, em favor da ideia. Essa coisa do mofo, do sanduíche embolorando, virou algo hipnótico, é tudo muito diferente. E também tem a trilha, que é outro fator importante. A música ajuda a contar o processo e funciona bem em todas as línguas”, acredita.

Entre os insights que o case pode refletir para a indústria criativa, diretor de criação associado da David Miami menciona a visão sagaz do Burger King ao desenvolver a ideia de um jeito colaborativo, com tantas pessoas, agências e várias culturas diferentes envolvidas. “diferentes pontos de vista foram enriquecendo a campanha, a deixando ideia cada vez maior, mais forte e incontestável. É algo que não vemos acontecendo com frequência. Essa talvez seja a principal lição pra indústria”, pontua Sergio.

Publicidade

Compartilhe

  • Temas

  • Sergio Takahata

  • brasileiro

  • Burger King

  • campanha

  • cannes

  • David

  • grand prix

  • Publicis

Patrocínio