Cannes Lions
20 A 24 DE JUNHO DE 2022
20 A 24 DE JUNHO DE 2022
Brasil conquista 2 Bronzes na categoria com trabalhos da FCB Brasil e da Africa
Bárbara Sacchitiello
22 de junho de 2021 - 10h49
A categoria Social & Influencer do Cannes Lions foi criada com a proposta de enaltecer os cases que consigam, por meio das mídias sociais, dar visibilidade a uma ideia gerando engajamento e interesse por parte do público. Neste ano, os jurados da categoria no Cannes Lions concederam 55 troféus – entre eles, dois Grand Prix, que foram entregues a trabalhos do Burger King e da plataforma social Reddit.
O case Stevenage Challenge, criado pela David Madrid para o Burger King, chamou a atenção das pessoas no ano passado. Primeiro, houve o anúncio de que a rede de fast food patrocinaria o Stevenage FC, time da quarta divisão do futebol inglês. A ideia foi estendida ao ambiente do Fifa 20, com a criação de um uniforme próprio para o time virtual, com o logo do BK. Influenciadores e atletas entraram na brincadeira, ajudando a reverberar o assunto. Veja:
Já o GP do Reddit contempla a ação da empresa feita para a edição deste ano do Super Bowl, evento esportivo de maior audiência nos Estados. A marca assumiu ao público que não tinha verba para adquirir o espaço de veiculação de um comercial de 30 segundos no intervalo do jogo. Então, a R/GA de San Francisco teve uma ideia: preparou um anúncio de 5 segundos que trazia um texto no qual a empresa explicava sua escolha modesta de marketing e dizia saber que seus usuários eram capazes de promover grandes transformações. A referência dizia respeito ao fato de, dias antes, usuários da plataforma terem conseguido, por meio de um fórum do Reddit, causar oscilações de empresas na Bolsa de Valores dos Estados Unidos. Veja:
https://www.youtube.com/watch?v=SkoImdlEM3A
Desempenho do Brasil
O Brasil conquistou 2 troféus de Bronze em Social & Influencer na edição deste ano. Um foi para a Africa pelo projeto “Go Equal”, para o Go Equal Movement, que colocou o símbolo da causa na chuteira da jogadora Marta, como uma forma de chamar a atenção para a questão da igualdade no ambiente esportivo.
O outro Bronze brasileiro foi entregue ao case “SweetBlock”, da FCB Brasil para a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e para o Congresso em Foco, que monitorava os bloqueios de políticos feitos em perfis de jornalistas nas redes sociais, transformando-os em bolos virtuais criptografados.
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