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Cannes Lions

21 A 25 DE JUNHO DE 2021

Causas sociais dominam os GPs do Cannes Lions

Revelados os troféus de 11 categorias, Burger King desponta como a marca mais premiada, com 3 troféus especiais

Bárbara Sacchitiello
22 de junho de 2021 - 12h20

Passados os dois primeiros dias da edição de 2021 do Cannes Lions, as ações de impacto social vêm ganhando a preferência do júri das diversas categorias do Festival. Um exemplo é o case Boards of Change”, da FCB Chicago, que utilizou a atmosfera dos protestos contra o racismo nos Estados Unidos, no ano passado, para uma ação que incentivava as pessoas a participarem das eleições – e levou o GP de Media. A categoria, também concedeu outro Grand Prix a um trabalho da Ogilvy do Paquistão para a operadora de telefonia Telenor, que criou uma tecnologia para registrar, de forma ágil, milhares de cidadãos de áreas rurais do país que ainda não tinham certidão de nascimento.

Em termos de marcas, o Burger King desponta como a marca que mais recebeu Grand Prix dos júris do Festival. O case “Stevenage Challenge”, no qual a rede de fast food patrocinou o time da quarta divisão do futebol inglês Stevenage, em uma estratégia que gerou buzz nas redes sociais e no mundo dos games, conquistou dois GPs nesta terça-feira, 22: um na categoria Social & Influencer , outro, em Direct. O case foi criado pela David Madrid.

O Burger King já havia conquistado um Grand Prix em Outdoor na segunda-feira, 21, pelo case “Moldy “Whopper”, o “Whopper Mofado”, que exibia o sanduíche da marca se deteriorando naturalmente para provar que os ingredientes utilizados no preparo são frescos. A peça, que chegou ao Cannes Lions como uma das favoritas neste ano, foi criada em conjunto pela agência Ingo, de Estocolmo (na Suécia), pela David Miami e pela Publicis Romênia.

Neste ano, a organização permitiu que os júris do Festival concedessem, no mínimo, dois Grand Prix, pelo fato de os júris analisarem os trabalhos da leva do ano passado (que não foram julgados por conta do cancelamento da edição de 2020) e os deste ano. Nem todos os júris, no entanto, estão fazendo uso da possibilidade. Alguns concederam somente um GP. Já o de Outdoor elegeu 3 cases merecedores do grande prêmio.

Veja, abaixo, todos os Grand Prix entregues nos dois primeiros dias do Cannes Lions.

Pharma Lions

“Sick Beats”, da Area 23 para a Woojer (Estados Unidos)

Health & Wellness Lions

“#StealOurStaff”, da TBWA\London para Beco (Reino Unido)

“#WombPainStories”, da AMV BBDO London para Essity (Reino Unido)

Lions Health Grand Prix for Good

“Addrespollution.org”, da AMV BBDO London para Central Office for Public Interest (Reino Unido)

Design Lions

“H&M Looop”, da AKQA Estocolmo para a H&M (Suécia)

“Notpla”, da Superunion London para Notpla (Reino Unido)

Outdoor Lions

“Day 35”, “Day 28”, “Day 32” (“Moldy Whopper”), da Ingo Estocolmo, David Miami e Publicis Romenia para Burger King (Suécia)

“Shutter Ads”, da Pubicis Italia para Heineken (Itália)

“Village Electrique”, da Publicis Conseil para Renault (França)

Print & Publishing

“Courage is Beautiful”, da Ogilvy London para Dove (Reino Unido)

Creative Data

“Saylists”, da Rothco (Accenture Interactive) para Warner Music Group (Irlanda)

Direct Lions

“Stevenage Challenge”, da David Madrid para Burger King (Espanha)

PR Lions

“The Bread Exam”, da McCann Paris para Spinneys and The Lebanese Breast Cancer Foundation (França)

“Contract for Change”, da FCB Chicago para Michelob Ultra Pure Gold (Estados Unidos)

Social & Influencer Lions

“Stevenage Challenge”, da David Madrid para Burger King (Espanha)

” Superb Owl”, da R/GA San Francisco para Reddit (Estados Unidos)

Media Lions

“Naming the Invisible by Digital Birth Registration”, da Ogilvy Paquistão para Telenor (Paquistão)

“Boards of Change”, da FCb Chicago para a cidade de Chicago (Estados Unidos)

Creative Strategy Lions

“Can’t Touch This”, da Goodby Silverstein & Partners para Cheetos

 

 

 

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