Cannes Lions
20 A 24 DE JUNHO DE 2022
20 A 24 DE JUNHO DE 2022
Total de 29.074 trabalhos inscritos é o mais baixo desde 2012, quando o festival superou a barreira dos 30 mil
Alexandre Zaghi Lemos
17 de junho de 2021 - 8h39
A edição 2021 do Festival Internacional de Criatividade de Cannes acontece na semana que vem com queda de 6% no número de peças concorrentes aos Leões, em comparação com 2019. Mesmo aceitando trabalhos veiculados em dois anos, já que a versão de 2020 foi cancelada devido à pandemia, o evento somou 29.074 inscrições. Assim, o Cannes Lions tem o mais baixo número de concorrentes desde 2012, ano em que superou a barreira dos 30 mil.
São cases de 90 países disputando os prêmios nas 28 áreas, uma a mais em relação à última edição, de 2019. A novidade é a categoria Creative Business Transformation, que se propõe a premiar ações que demonstrem o impacto das mudanças criativas na transformação dos negócios das empresas, e estreia com 202 inscrições. A área com mais inscrições em 2021 é a de Film, com 2.726 concorrentes.
Pela primeira vez na história do evento, 100% do julgamento está sendo feito de forma online. Todos os 28 júris já estão em processo avançado de análises, inclusive com definições de premiados. Três shortlists foram anunciados antecipadamente: Titanium, Innovation e Glass. Outros dois serão divulgados no próximo final de semana: Health & Wellness e Pharma, no sábado, dia 19; e Outdoor, Print & Publishing, Desing e Media, no domingo, dia 20. A partir de segunda-feira, dia 21, haverá divulgações de shortlists e premiados todos os dias, até sexta-feira, 25.Apesar da queda no total, a organização do Cannes Lions reporta altas em 2021 na participação das agências independentes, em 14%, e nas inscrições feitas diretamente pelas produtoras, em 19%. Uma das áreas de melhor desempenho foi a de Titanium, com alta de 15% nas inscrições em relação a 2019. A competição de Social & Influencer cresceu 14% e a de Creative eCommerce, 12%.
Por outro lado, o Cannes Lions vê arrefecer a sua tentativa de fazer frente ao Effie Awards, premiação global mais relevante no reconhecimento à eficácia comprovada da criatividade para as marcas. Em Cannes, a área de Creative Effectiveness caiu 38% e a de Creative Strategy, 20%.
A seguir, confira o total de concorrentes de cada uma das 28 competições do Cannes Lions 2021:
Brand Experience & Activation: 2.352
Creative Business Transformation: 202
Creative Data: 364
Creative eCommerce: 336
Creative Effectiveness: 141
Creative Strategy: 677
Design: 1.262
Digital Craft: 703
Direct: 1.978
Entertainment: 856
Entertainment For Music: 407
Entertainment For Sport: 552
Film: 2.726
Film Craft: 1.994
Glass: 187
Health & Wellness: 1.300
Industry Craft: 1.164
Innovation: 161
Media: 1.972
Mobile: 898
Outdoor: 2.052
Pharma: 509
PR: 1.725
Print & Publishing: 1.012
Radio & Audio: 886
Social & Influencer: 1.726
Sustainable Development Goals: 736
Titanium: 196
Veja também
Tour pelo passado e jornal sem edição: os GPs de Radio e Print & Publishing
Brasil conquistou 2 troféus em Radio e 3 em Print & Publishing; GPs foram para cases da India e dos Emirados Árabes
Ranking histórico de agências ganha nova configuração
Após bons desempenhos no Cannes Lions 2021, VMLY&R, Africa e AKQA ganham posições