Cannes Lions
20 A 24 DE JUNHO DE 2022
20 A 24 DE JUNHO DE 2022
Brasil conquistou 2 troféus em Radio e 3 em Print & Publishing; GPs foram para cases da India e dos Emirados Árabes
Bárbara Sacchitiello
20 de junho de 2022 - 16h01
As categorias Radio e Outdoor revelaram os cases vencedores da edição de 2022 nesta segunda-feira, 20. Na soma das duas áreas, o Brasil conquistou um total de 5 Leões: 2 de Bronze em Radio e 3 em Print, sendo 1 Prata e 2 Bronzes.
Em Print & Publishing, uma das áreas mais tradicionais do Festival, o País foi premiado com o case “Novos Beijos Icônicos”, da GUT para o Mercado Livre, que conquistou Leão de Prata. Já o trabalho “Take This Ad for a Run”, da Talent Marcel para a Go Outside e “The Real Problem”, da VMLY&R para a LGBTQ+ News, conquistaram 1 Bronze cada.
Em Radio foram dois Leões de Bronze: um para a GUT, pelo case “Black Business Beats”, também para o Mercado Livre; e outro para a VMLY&R por “Los Santos + 3º”, feito para o Greenpeace.
Grand Prix
Em Radio, a ideia vencedora do Grand Prix recorreu ao passado para ajudar a incentivar os jovens a consumires notícias. A Vice Media, para promover um de seus produtos de notícias voltados ao público mais jovem, criou, junto com a Dentsu Creative de Mumbai, o case “The Unfiltered History Tour”.
A ideia era, por meio do celular, convidar as pessoas a visitarem o acervo do Museu Britânico. Algumas peças foram catalogadas na plataforma criada para ação e traziam informações sobre aquela peça. Se aquele artefato, por exemplo, tiver sido encontrado na região da China, no passado, a narração da história e explicações no aplicativo seria feita por uma pessoa nativa daquele idioma.
De acordo com James Feeler, presidente e fundador da Jamute, que participou do júri de Radio, a peça se destacou entre as demais pelo fato de o áudio ser um elemento fundamental de um trabalho que storytelling, tecnologia e outros atributos. “A maneira mais fácil pela qual é possível ingressas nas novas mídias e na inovação é por meio da música. Por isso, o áudio acaba sendo um importante ponto de inovação. No caso desse GP, a escolha de nativos para participar do projeto e narrar as histórias foi algo fundamental para dar mais legitimidade à peça e valorizar todo o conjunto do trabalho”, declarou. Veja o Grand Prix de Radio & Audio:
Já em Print & Publishing, a peça mais chamou a atenção do júri, considerada muito forte pela presidente da área, Natalie Lam, chief creative officer da Publicis para a região da Ásia-Pacífico, foi um exemplar de jornal que não foi impresso.
O dia 2 de fevereiro deste ano foi a primeira data em que o jornal libânes Annahar Newspaper deixou de publicar uma edição em mais de 80 anos de história. O motivo foi o fato de as eleições do país, que aconteceriam em maio, fossem canceladas por falta de papel e tinta para a impressão de cédulas, segundo o governo.
Para demonstrar a indignação a respeito do possível cancelamento ou adiamento das eleições, a Impact BBDO, de Dubai, decidiu fazer sua parte pelo país e não imprimiu sua edição, doando o papel e tinta que seriam utilizados para as eleições. A ação contou com um amplo trabalho de divulgação e todo o conteúdo que seria publicado foi ao ar pelo site da edição. Veja:
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