Cannes Lions
20 A 24 DE JUNHO DE 2022
20 A 24 DE JUNHO DE 2022
Agência de Londres, criadora do case #Wombpainstories, é a mais premiada: VMLY&R venceu no Track Good enquanto GUT foi nomeada agência independente do ano no Track Entertainment
Bárbara Sacchitiello
25 de junho de 2021 - 12h00
Assim como fez em sua última edição, em 2019, a organização do Cannes Lions divulgou a lista das agências que mais se destacaram no Festival (com base na pontuação conquistada ao emplacar peças em shortlists e conquistar Leões de Ouro, Prata e Bronze e Grand Prix) por Tracks, as áreas temáticas de conteúdo que segmentam suas categorias.
Por essa divisão, duas agências brasileiras foram destacadas no Cannes Lions deste ano. A VMLY&R foi eleita a Agência do Ano no Track Good. A empresa conquistou, no Festival, o inédito Grand Prix na categoria Glass com o trabalho “Eu Sou”, criada para Starbucks.
A GUT, que venceu o Grand Prix de Entertainment Lions for Music com o case “Parada no Feed”, para o Mercado Livre, também foi apontada como Agência do Ano no Track Entertainment entre as agências independentes do Festival. É importante considerar que o Cannes Lions categoriza as agências em duas áreas: às pertencentes às grandes holdings de comunicação e a as independentes.
Na colocação geral de Agência do Ano (considerando as empresas de holdings), quem levou o troféu, que é o mais cobiçado do Festival, foi a AVM BBDO, de Londres. A agência foi a criadora, entre outros trabalhos premiados, do case #WombStories, que conquistou o GP de Titanium, sendo considerado a grande ideia de 2021 do Festival. Em segunda lugar no ranking das agências do ano ficou a Publicis Itália e, em terceiro, a FCB Chicago.
Entre as redes do ano, a campeão foi a FCB, seguida da Ogilvy, na vice-liderança, e da BBDO, em terceiro. Já entre as holdings do ano, o WPP ficou em primeiro lugar, seguido pelo Omnicom e pelo Interpublic Groupe.
Já no ranking geral das agências independentes, a vencedora de 2021 foi a Wieden+Kennedy Portland, dos Estados Unidos.
Veja também
Tour pelo passado e jornal sem edição: os GPs de Radio e Print & Publishing
Brasil conquistou 2 troféus em Radio e 3 em Print & Publishing; GPs foram para cases da India e dos Emirados Árabes
Ranking histórico de agências ganha nova configuração
Após bons desempenhos no Cannes Lions 2021, VMLY&R, Africa e AKQA ganham posições