Cannes Lions
20 A 24 DE JUNHO DE 2022
20 A 24 DE JUNHO DE 2022
“Stranger Antena”, “Código da Consciência” e “Feed Parede” foram os cases brasileiros premiados
Renato Rogenski
24 de junho de 2021 - 9h15
O Brasil conquistou 5 Leões em Mobile do Cannes Lions 2021. Os prêmios foram para as campanhas “Stranger Antena”, da AKQA para Netflix (1 Ouro e 1 Prata), “Código da Consciência”, também da AKQA, mas para o Instituto Raoni (1 Ouro e 1 Bronze) e “Feed Parede”, da Gut para o Mercado Livre (1 Ouro).
No total, o júri concebeu 34 Leões na área, categoria até agora mais sortida em número de Leões de Ouro para a publicidade brasileira. Já o Grand Prix foi entregue ao case paquistanês “Naming the Invisible by Digital Birth Registration”, criado pela Ogilvy Paquistão para a operadora de telefonia local Telenor. A empresa criou um aplicativo para cadastrar, de forma ágil, milhares de cidadãos de áreas rurais do país que ainda não tinham certidão de nascimento.
“Stranger Antena”, da AKQA para Netflix
No aquecimento para a estreia da terceira temporada de Stranger Things, a Netflix divulgou o Stranger Antenna, aplicativo que replica uma televisão dos anos 1980, década em que a trama se passa. Para funcionar, é necessário aproximar uma palha de aço da câmera do celular, como em uma antena. O usuário, então, entra em uma transmissão de um programa apresentado por Carlos Moreno, antigo garoto-propaganda da Bombril, que exibe cenas exclusivas da série. Carlos também interpreta os personagens.
“Código da Consciência”, da AKQA para o Instituto Raoni
A ação consistiu no lançamento de um software de código aberto chamado Code of Conscience. A ideia é restringir o uso de veículos pesados em áreas protegidas, como a Amazônia. O código combina o sistema de GPS existente nas máquinas com o banco de dados das áreas protegidas, detectando se elas entrarem em uma área onde não deveriam estar. O case é finalista em Innovation.
“Feed Parede”, da Gut para o Mercado Livre
A ação convidou as pessoas a participarem da manifestação de forma virtual, feita em conjunto com a Parada do Orgulho LGBTQIA+ de São Paulo. Para isso, a marca criou um perfil no Instagram que reproduzia, por meio de fotos, a extensão de toda a Avenida Paulista na rede social.
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