Cannes Lions
20 A 24 DE JUNHO DE 2022
20 A 24 DE JUNHO DE 2022
País disputa os Leões de 2021 com 1.472 trabalhos, mas ainda é a terceira maior força no total de concorrentes, atrás apenas de Estados Unidos e Reino Unido
Alexandre Zaghi Lemos
18 de junho de 2021 - 10h14
As empresas atuantes no Brasil concorrem aos Leões da edição 2021 do Festival Internacional de Criatividade de Cannes com 1.472 trabalhos. O total de inscrições é 30% menor que o da edição anterior da premiação, realizada em 2019. Mesmo com essa queda considerável, o País ainda é a terceira maior força no total de concorrentes, atrás apenas de Estados Unidos e Reino Unido. Mantendo, assim, a mesma ordem dos mercados que mais inscrevem da edição anterior.
Entretanto, a predominância estadunidense na distribuição de Leões deve ficar ainda mais discrepante nesta edição, já que na contramão do mundo, que diminuiu as inscrições gerais no Cannes Lions em 6%, os Estados Unidos aumentaram sua participação em 12% e chegam ao festival de 2021 com 9.124 inscrições. A presença do Reino Unido se mantém mais estável, com queda de 3% e total de 2.192 concorrentes neste ano, quando disputam os Leões trabalhos veiculados em dois anos, já que a versão de 2020 do Cannes Lions foi cancelada devido à pandemia.
As áreas em que o Brasil concorre com mais inscrições são: Direct (143), Brand Experience & Activation (136), Media (107) e Social & Influencer (102). Confira, a seguir, o total de inscrições brasileiras em cada uma das 28 competições do Cannes Lions 2021:
Brand Experience & Activation: 136
Creative Business Transformation: 11
Creative Data: 31
Creative eCommerce: 26
Creative Effectiveness: 8
Creative Strategy: 34
Design: 54
Digital Craft: 23
Direct: 143
Entertainment: 48
Entertainment for Music: 48
Entertainment for Sport: 45
Film: 58
Film Craft: 63
Glass: 26
Health & Wellness: 45
Industry Craft: 59
Innovation: 4
Media: 107
Mobile: 42
Outdoor: 93
Pharma: 19
PR: 83
Print & Publishing: 58
Radio & Audio: 40
Social & Influencer: 102
Sustainable Development Goals: 56
Titanium: 10
Considerando o total de 29.074 inscrições dos 90 países concorrentes, as áreas que atraíram mais inscrições foram Film (2.726), Brand Experience & Activation (2.352), Outdoor (2.052), Film Craft (1.994), Direct (1.978), Media (1.972), Social & Influencer (1.726), PR (1.725), Health & Wellness (1.300), Design (1.262), Industry Craft (1.164) e Print & Publishing (1.012). A seguir, confira o total de concorrentes de cada uma das 28 competições:
Brand Experience & Activation: 2.352
Creative Business Transformation: 202
Creative Data: 364
Creative eCommerce: 336
Creative Effectiveness: 141
Creative Strategy: 677
Design: 1.262
Digital Craft: 703
Direct: 1.978
Entertainment: 856
Entertainment For Music: 407
Entertainment For Sport: 552
Film: 2.726
Film Craft: 1.994
Glass: 187
Health & Wellness: 1.300
Industry Craft: 1.164
Innovation: 161
Media: 1.972
Mobile: 898
Outdoor: 2.052
Pharma: 509
PR: 1.725
Print & Publishing: 1.012
Radio & Audio: 886
Social & Influencer: 1.726
Sustainable Development Goals: 736
Titanium: 196
Veja também
Tour pelo passado e jornal sem edição: os GPs de Radio e Print & Publishing
Brasil conquistou 2 troféus em Radio e 3 em Print & Publishing; GPs foram para cases da India e dos Emirados Árabes
Ranking histórico de agências ganha nova configuração
Após bons desempenhos no Cannes Lions 2021, VMLY&R, Africa e AKQA ganham posições