Publicidade

Cannes Lions

20 A 24 DE JUNHO DE 2022


23 de junho de 2021 - 17h37

Tenho visto muitas palestras em Cannes este ano com o tema liderança. As razões para isso me parecem óbvias. O desafio de liderar em um momento de tanta incerteza, mudança e pressão sobre todos nós é gigante. Dois talks em particular me inspiraram por sua simplicidade e pela conexão com o que acredito e tenho feito como líder: a fala direta e sucinta da Cindy Gallop, sobre confiar na sua equipe, e a observação de um experimento em relação ao tempo que o Jules Goddard menciona em sua palestra.

A pandemia trouxe para o mundo dos negócios milhões de novos desafios. Tudo mudou e segue mudando em velocidade exponencial – empresas acelerando seus processos de transformação digital, muitas vezes do dia pra noite; marcas se conectando aos consumidores de novas formas (e tendo que colocar seus discursos em prática); branding e conversão tudo-junto-ao-mesmo-tempo; entre tantos outros exemplos.

Ao mesmo tempo, na esfera individual, é inegável que esse período de limitações tenha nos isolado, misturado vida pessoal e profissional, trazido mais estresse e ansiedade e nos tirado grande parte da inspiração que vinha das conversas casuais, da paradinha no café, do elevador e todas as outras infinitas fontes de inspiração para nossas idéias.

O que nossos times e nós mesmos mais precisamos no meio desse caos é simples: tempo e confiança. Essas são as duas coisas que a criatividade mais necessita para florescer.

Tudo está tão acelerado que fica impossível parar e pensar, parar e criar. Como líderes, temos que criar pequenas ilhas de “slow motion”, uma sensação de pausa, silêncio e calma. Coisas simples como um dia sem reuniões ou uma manhã a menos de trabalho – trocar uma vídeo call por uma ligação, por exemplo, pode ter um efeito muito grande no time. Precisamos de espaço mental, de devaneio, de calma.

Soma-se a isso a importância de fomentar o senso de confiança. Como líderes, precisamos lembrar nosso time constantemente com gestos e palavras de que acreditamos neles, nas suas ideias, em suas capacidades e talentos. Temos que dar espaço para suas decisões e ajudá-los a fazer dar certo. Num momento em que estamos todos ansiosos, exaustos e inseguros com tantas coisas, uma palavra de incentivo, uma mensagem de WhatsApp ou um elogio podem fazer toda diferença. Quando as pessoas do seu time sentem que você confia nelas, que você acredita nelas, elas crescem, se sentem motivadas e te levam por caminhos aos quais você jamais chegaria sozinho. E isso também vai te dar confiança. E, no final do dia, pode fazer a diferença entre um trabalho entregue e a ideia que vai mudar o seu negócio.

Publicidade

Compartilhe

Patrocínio