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Cannes Lions

20 A 24 DE JUNHO DE 2022


22 de junho de 2021 - 10h55

Embora a confirmação oficial esteja prevista para amanhã dia 23, de acordo com o Meio e Mensagem, dois Grand Prix de Brand Entertainment já estão garantidos para o Brasil: em Entertainment for Sport o eleito seria “Salla 2023” e em Entertainment for Music o videoclipe “Parada no Feed” para o Mercado Livre.

Que os dois projetos estão impecavelmente executados, isso é inegável. E o talento dos times das duas agências também é indiscutível. A pergunta que eu fiquei pensando aqui, e queria discutir com vocês é essa: qual desses dois projetos conseguiu de fato penetrar a cultura de uma determinada comunidade?

Eu sou da época (ou seja, só de usar essa expressão você já sacou que faz tempo…), que um comercial de TV bem feito no break do Jornal Nacional, quase que imediatamente já influenciava nossa cultura. Dali alguns dias, a gente estava cantando o jingle no recreio da escola, vestindo a mesma roupa que o famoso do comercial, e usando o bordão que a Marca lançou no break brincando com as amigas na rua. Bem, como sabemos… esse mundo já era.

Hoje algumas Marcas já entenderam que resultado de venda também está intimamente vinculado à sua capacidade de ser relevante na vida cada dia mais complexa das pessoas. Se uma Marca quer fazer parte da cultura de um determinado grupo, ela precisa ter clareza de como quer participar dessa conversa e quais histórias, quais assuntos ela de verdade vai sustentar – não apenas em uma peça legal para ganhar Cannes, mas no dia a dia mesmo.

Aqui na Aldeia a gente acredita que fazer parte da cultura de uma comunidade é uma balanço delicado entre entregar isso com autenticidade na experiência da Marca com as pessoas, e a capacidade da Marca de criar conteúdos (pode chamar de propaganda, brand entertainment, conteúdo digital – a tela que for), que conte histórias que reflitam o seu propósito. Se não for para ser assim, vamos continuar fazendo peças lindas para nós mesmos – e não para as pessoas da vida real.

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