Publicidade

Cannes Lions

20 A 24 DE JUNHO DE 2022


16 de junho de 2021 - 15h05

Criatividade não é ciência exata.
Muito pelo contrário. Mas é interessante olhar para Cannes sob o viés dos números também.

Sabia que nos últimos dois festivais apenas duas agências se repetiram no TOP10 da pontuação? D-U-A-S. Elas são a AMVBBDO e a McCann New York. Só que nenhuma delas ficou em primeiro lugar.

A vencedora do último festival foi a Wieden + Kennedy Portland, que se sagrou com 20 leões. E no ano anterior, quem ganhou foi a adam&eveDDB.

Já quando o assunto são as cidades com agências mais premiadas, não teve zebra. Tanto em 2018 quanto em 2019, as cidades e as posições se mantiveram as mesmas: Nova Iorque em primeiro, Londres em segundo e nossa São Paulo em terceiro.

Em 2019, foram feitas 30.953 inscrições, vindas de 89 países diferentes. Mas leão que é bom, só 932 dessas peças ganharam. Ou seja, apenas 3,01%.

Essa porcentagem, aliás, varia pouco entre as categorias. É geralmente esse o número de peças vencedoras vs o número de inscrições.

Os clientes mais premiados (também em 2019) foram Burger King, Nike e Ikea. E o primeiro vem bem para o festival desse ano novamente.

E esses são apenas alguns dos dados que o festival oferece no seu report anual.

Se por um lado os números e rankings nos ajudam a identificar alguns padrões e consistência no maior festival de criatividade do mundo, é justamente essa criatividade que surpreende e bagunça vários deles ano após ano.

Nada como o lado direito e esquerdo do cérebro andando juntos. Hora de ver o que o Lions 20-21 vai aprontar.

Publicidade

Compartilhe

Patrocínio