Publicidade

Cannes Lions

20 A 24 DE JUNHO DE 2022

Comercial com QR Code na tela vence GP de Direct

Exibido no SuperBowl, case da Accenture Song para a Coinbase levou prêmio máximo; Brasil conquistou 10 Leões na categoria

Bárbara Sacchitiello
23 de junho de 2022 - 16h00

Comercial exibia somente um QR Code na tela, no intervalo do Super Bowl (Crédito: Reprodução)

Assim que o Super Bowl deste ano terminou, o USA Today, em seu ranking USA Today Ad Meter, que avalia os melhores comerciais apresentados no intervalo da partida da NFL, classificou o filme da Coinbase como o pior entre todos os veiculados naquela noite.

A campanha, da Accenture Song, consistia em um único elemento: Um QR Code deslizando por uma tela preta, sem nenhuma trilha ou qualquer outro elemento. Os jurados da edição deste ano do Cannes Lions, tiveram uma opinião bem diferente do que apontou a pesquisa do veículo estadunidense e consideraram a peça publicitária como a mais criativa do ano em Direct, conquistando o Grand Prix da área.

Na opinião do presidente do júri da categoria, Fred Levron, global chief creative officer da Dentsu, a peça publicitária exemplifica exatamente o que é uma campanha disruptiva, que sabe aproveitar o momento. “Muitas vezes pensamos que uma campanha inovadora exige uma grande complexidade, celebridades, etc. Mas a criatividade maior está em entender o contexto da audiência. Naquele momento, em que todo mundo estava acompanhando o Super Bowl, 116 milhões de pessoas tiveram a curiosidade de pegar o celular para acessar o QR Code”, declarou Levron.



Recorde de Leões ao Brasil
Direct foi a categoria que mais rendeu troféus ao Brasil na edição deste ano. Ao todo, o país recebeu 10 Leõs: 5 de Prata e 5 de Bronze.

A Africa ganhou 2 Pratas (por “The Refugee Jatoba” 3 “The Foamy Haircut”). Ganharam Prata também a Gut (“com Heinz Hiden Spots”), a David (“Burger Glitch”) e a VMLY&R (‘Los Santos +3º”).

A mesma peça da VMLY&R (‘Los Santos +3º”) conquistou um Bronze. O case “Black Characters”, da FCB Brasil para a Revista Raça foi premiado com 2 Bronzes. “Duet Delivery”, da David e “Unbrekable Courts”, da Africa, também ganharam Bronze.

Publicidade

Compartilhe

Patrocínio