Cannes Lions
20 A 24 DE JUNHO DE 2022
20 A 24 DE JUNHO DE 2022
Agências brasileiras foram premiadas nas áreas de Entertainment, Sport, Design e Industry Craft, elevando o total de troféus do Brasil para 27
Alexandre Zaghi Lemos
21 de junho de 2022 - 16h00
Com a divulgação dos resultados oficiais de mais sete áreas nesta terça-feira, 21, o Brasil soma 27 troféus no Cannes Lions 2022: 6 Ouros, 7 Pratas e 14 Bronzes.
As agências brasileiras mais premiadas até o momento são VMLY&R (2 Ouros, 2 Pratas e 2 Bronzes), Africa (1 Ouro, 2 Pratas e 3 Bronzes) e Tátil (2 Ouros). Na sequência, aparecem Gut (2 Pratas e 1 Bronze), Soko (1 Ouro), AKQA (1 Prata), AlmapBBDO (2 Bronzes) e Dark Kitchen Creatives, FCB, Mirum, Talent Marcel, TracyLocke e Wunderman Thompson, com 1 Bronze cada.
Os destaques brasileiros da cerimônia de premiação desta terça foram VMLY&R e Tátil, ambas equipes subiram duas vezes ao palco para receber Leões de Ouro.
O case “Los Santos +3°C”, desenvolvido pela VMLY&R para o Greenpeace, ganhou Ouros em Entertainment e em Entertainment for Sport, e mais 1 Prata em Entertainment.
Já o projeto da nova marca do Rio Carnaval, criada pela Tátil, conquistou Ouros em Design e Industry Craft.
Além do Ouro da VMLY&R, a competição de Entertainment for Sport deu um segundo Leão de Ouro para o Brasil, para “Struck in the 80’s”, da Soko para Guaraná Antarctica.
Com júri presidido pelo brasileiro Marcel Marcondes, global chief marketing officer da AB InBev, a área de Entertainment for Sport é a mais frutífera em Leões para o País até agora, com os 2 Ouros já citados, 1 Prata (Africa) e 3 Bronzes (Africa, Mirum e TracyLocke, atual DM9).
Em Entertainment for Music, o Brasil conquistou 2 Pratas (AKQA e Gut). Em Design, além do Ouro da Tátil, houve 1 Prata para AlmapBBDO. E em Digital Craft, 1 Bronze para FCB. Film Craft também revelou vencedores, sem agências brasileiras na lista.
Veja também
Veja as campanhas brasileiras mais premiadas em Cannes
Em ano de protestos do Greenpeace, para convencer a publicidade a não trabalharem para empresas que produzem ou usam combustíveis fósseis, a ação nacional de melhor performance foi criada justamente para a ONG ambiental
Assista — Direto de Cannes: Film, Glass e Titanium
Renata Leão (David), Rafael Pitanguy (VMLY&R) e Luiz Sanches (AlmapBBDO) analisam os resultados do último dia do Cannes Lions 2022