Cannes Lions
20 A 24 DE JUNHO DE 2022
20 A 24 DE JUNHO DE 2022
Festival já entregou 13 troféus para as melhores ideias de criatividade do ano; prêmios foram para Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, Suécia, Portugal, Emirados Árabes e Índia
Bárbara Sacchitiello
21 de junho de 2022 - 17h10
O segundo dia do Cannes Lions revelou os vencedores de outras sete categorias da premiação, ampliando a variedade de ideias premiadas com o Grand Prix, o troféu especial dedicado ao case mais inspirador e que melhor definiu a proposta daquela categoria.
Nesta terça-feira, 21, os vencedores de GP reforçaram a variedade criativa global – uma vez que foram premiadas peças de Portugal, Estados Unidos, Suécia, Alemanha e Reino Unido – e a diversidade de ideias criadas para atender a diferentes propostas de marcas e organizações.
Veja, abaixo, os cases vencedores de Grand Prix de cada uma das categorias reveladas até o segundo dia do Cannes Lions 2022.
Entertainment Lions
“Eat a Swede”, da McCann de Estocolmo para a Sweedish Food Federation
País: Suécia
Para conscientizar a população a respeito da necessidade de adotar hábitos alimentares mais sustentáveis e saudáveis, a associação criou uma premissa curiosa e chamativa: recorreu a um cientista para tentar produzir carne humana, de forma vegetal, e convidou a população a prová-la. A ideia era causar impacto e convidar a população a refletir sobre o futuro do planeta.
Entertainment Lions for Music
“This is Not America FT. Ibeyi”, da Doomsday Entertainment para o rapper Residente
País: Estados Unidos
O júri definiu o clipe como o Grand Prix mais justo que a categoria poderia entregar. A letra e as cenas fazem uma crítica direta às questões políticas e sociais da América Latina, deixando claro o quanto a região é subestimada e relegada a segundo plano pela sociedade capitalista que classifica os Estados Unidos como a verdadeira America.
Entertainment Lions for Sport
“NikeSync”, da R/GA Londres para a Nike
País: Reino Unido
Como forma de estimular as mulheres a praticarem atividades físicas de forma saudável e confortável, a agência e a marca criaram um aplicativo que indica as atividades físicas ideias de acordo com cada período do ciclo menstrual.
Film Craft Lions
“The Wish”, da Serviceplan para Penny
País: Alemanha
A rede de supermercados Penny fez um comercial de Natal retratando os desejos de uma mãe para seu filho. A ideia, na verdade, era retratar de forma profunda o período da pandemia, destacando quantas vivências e oportunidades aquele jovem deixou de ter.
Digital Craft Lions
“Backup Ukraine”, da Virtue Worldwide para Polycam e Unesco
País: Estados Unidos
Em meio à guerra na Ucrânia, a Polycam e Unesco criaram um aplicativo que scaneava pontos turísticos da Ucrânia, inserindo-os em um ambiente de realidade virtual. A ideia é preservar a imagem e a história do país que, desde fevereiro, vem tendo parte de suas construções, esculturas e pontos turísticos destruídos pelo conflito.
Industry Craft Lions
“Hope Reef”, da AMV BBDO para Sheba Pet
País: Reino Unido
A agência e a marca criaram um coral artificial por meio da inserção de alimentos para esses animais no fundo do oceano. Além de um outdoor submerso, que pode ser visto pelo Google Earth, a ideia é que o local ajude no desenvolvimento do ecossistema marinho.
Design Lions
“Portuguese (Re)constitution”, da FCB Lisboa para a Penguin Book
País: Portugal
Uma caneta azul para reescrever a constituição portuguesa feita no período em que o país vivia sob regime fascita. Essa foi a proposta da agência, que cobriu páginas da constituição com desenhos e ilustrações, feitas à mão, transformando a edição em obra de arte.
Pharma Lions
“I Will Always Be Me”, da VMLY&R para a Dell Technologie e Intel
País: Estados Unidos
Proposta: Uma plataforma tecnológica foi criada para captar as mensagens de pessoas que sofrem de doença generativa neural, que acarreta, com o passar do tempo, na perda da fala. A agência e as empresas convidaram roteiristas para criar uma história para que os pacientes narrassem e, com isso, registrassem sua voz.
Health & Wellness
“The Killer Pack”, da VMLY&R Mumbai para Maxx Flash
País: Índia
Proposta: A agência criou produtos para ajudar a combater a epidemia de dengue na Índia. Como forma de eliminar o mosquito causador da doença, foram criados repelentes para o ambiente externo, sobretudo para áreas que contém água parada, e também para as pessoas usarem dentro das casas.
Grand Prix for Good
“Lil Sugar – Master of Disguise”, da Area 23 para Hip-Hop Public Health
País: Estados Unidos
Proposta: O case, cuja criação e produção foi toda realizada por profissionais brasileiros, criou um personagem animado e usou a música (no caso, o ritmo do hip hop) para alertar crianças e adultos sobre a importância de ter atenção aos diferentes tipos de açúcares presentes em produtos industrializados.
Outdoor Lions
“Liquid Billboard”, da Havas Middle East para Adidas
País: Emirados Árabes Unidos
Proposta: Após detectar que boa parte das mulheres não se sente confortável ao usar roupas de banho pra nadar, a Adidas instalou um aquário em formato de outdoor e convidou mulheres para, literalmente, mergulharem na proposta e nadarem no espaço, fazendo uso de suas diferentes opções de vestuário de natação. A ideia combinava a exibição das peças de publicidade com a mensagem de auto-aceitação e quebra de estereótipos de beleza.
Print & Publishing Lions
“The Elections Edition”, da Impact BBDO Dubai para Annahar Newspaper
País: Emirados Árabes Unidos
Proposta: No início do ano, o governo do Líbano chegou a colocar em dúvida a realização das eleições (posteriormente feitas em maio) alegando falta de papel e tinta para a impressão das células. Como forma de protesto, o jornal Annahar Newspaper, pela primeira vez em mais de 80 anos, deixou de circular, entregando o papel e tinta que seria usados na impressão para as eleições.
Radio & Audio Lions
“The Infiltered History Tour”, da Dentsu Creative para Vice Media
País: Índia
Proposta: A Vice Media criou uma plataforma para o tour virtual no British Museum, inserindo alguns artefatos históricos na plataforma. Quem fazia o tour tinha a opção de ouvir a história daquele objetivo pela voz de uma pessoa da mesma nacionalidade do local em que ele foi encontrado no período da Antiguidade.
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