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Cannes Lions

20 A 24 DE JUNHO DE 2022

Carnaval do Rio de Janeiro é celebrado no palco do Cannes Lions

Nova marca das escolas de samba da cidade, criado pela Tátil Design, conquistou Ouro nas categorias Design e Industry Craft do Cannes Lions

Bárbara Sacchitiello
21 de junho de 2022 - 16h00

Marca foi criada com base no ritmo dos instrumentos e dos componentes das escolas (Crédito: Divulgação)

Criar uma marca que representasse aquilo que pode ser considerado a maior manifestação criativa do planeta. É assim que Fred Gelli, CEO da Tátil Design, se refere ao briefing que sua agência recebeu quando foi incumbida de desenvolver uma marca que representasse as escolas de samba do Rio de Janeiro.

Após um ano de trabalho para o desenvolvimento do case, a marca Rio Carnaval foi, nessa terça-feira, 21, um dos destaques da premiação do Cannes Lions. O trabalho conquistou Leões de Ouro nas categorias Design e Industry Craft.

“A coisa mais importante desse projeto é que ele tem a força de representar o maior espetáculo da Terra. O carnaval é nossa maior força criativa e para nós foi um desafio representá-los”, conta o CEO da Tátil Design.

Gelli diz que a agência passou um ano trabalhando no case, em um processo que envolveu mais de 7 mil entrevistas online e 20 em profundidade com a comunidade carnavalesca para entender a essência do carnaval do Rio de Janeiro e tentar resumi-la em uma identidade visual que representasse as 12 escolas de samba do grupo Especial da cidade. Assista ao case abaixo:



O resultado foi a criação de uma marca cujos movimentos foram inspirados – e procuraram reproduzir o balanço feito pelas porta-bandeiras, um dos principais ícones do samba. “Essa marca tem também o aspecto de resistência política, pois representa a força cultural e expressiva que o Brasil tem a oferecer ao mundo inteiro”, celebra Gelli.

Além do Ouro da Tátil Design, o Brasil ainda conquistou um Leão de Bronze em Design pelo trabalho “Polígrafo”, criado para a CNN Brasil.

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