Cannes Lions
20 A 24 DE JUNHO DE 2022
20 A 24 DE JUNHO DE 2022
Campanha “A Queda”, da WMcCann para o Hospital do Amor, seduziu o júri pelos critérios musicais
Bárbara Sacchitiello
18 de junho de 2018 - 15h02
Quando o júri de Health & Wellness, depois de ter definido o shortlist, passou para a discussão de quais trabalhos mereciam receber Leões, houve uma dúvida. Vários dos trabalhos inscritos tinham um estilo parecido: animações, com elementos infantis, de grande qualidade de produção, que traziam à tona como a esperança e o amor são importantes na luta contra doenças.
Esse era o caso de “A Queda”, campanha feita pela WMcCann para comunicar ao público que Hospital do Câncer de Barretos havia passado por uma mudança de marca, passando a se chamar Hospital do Amor. A animação, que havia sido apontada no Cannes Preview como uma das favoritas do Brasil neste ano – e que também ganhou Grand Prix de Film no Wave Festival in Rio – foi muito elogiada pelos membros de júri de Health & Wellness. “O filme é lindo e toca em uma questão muito importante, que é a luta contra o câncer. Em termos de qualidade, a peça cumpria todos os requisitos do júri, mas tinha um porém. Outras campanhas, de agências de outros países, também escolheram uma temática semelhante, com elementos que agradaram ao júri”, explica Bruno Rabello, da McCann Health, que participou da equipe de jurados da categoria.
Como, então, decidir quais peças mereciam os Leões de mais alto valor? Bruno conta que, inicialmente, o case da WMcCann foi premado com um troféu de Bronze. Um detalhe, no entanto, acabou promovendo o trabalho a um degrau maior. “A trilha sonora fez toda a diferença. Quando o grupo ouviu novamente a música e a forma com ela se encaixava com as imagens, a premiação foi mudada e o trabalho foi premiado com uma Prata”, conta Bruno. A trilha sonora que rendeu a premiação foi feita pela Loud. Assista ao case:
No total, o Brasil ganhou 3 dos 39 troféus concedidos em Health & Wellness. Além da WMcCann, a Y&R também ganhou outra Prata pelo trabalho “Hemoji”, para a Santa Casa de Misericórdia e um Bronze para a BETC Havas, pelo case “Pôster Solúvel”, para a Associação Internacional Habitát para a Humanidade. Esse case, inclusive, é finalista na categoria Innovation.
Veja também
Veja as campanhas mais premiadas do mundo
Com menor acúmulo de Leões nas líderes do ranking do Festival de Cannes, case australiano "Palau Pledge", criado pelo brasileiro Gustavo Vampré, lidera lista global
A vida após o Grand Prix
Como os departamentos criativos de Africa e Grey lidam com a nova responsabilidade trazida com o reconhecimento no Cannes Lions