Cannes Lions
20 A 24 DE JUNHO DE 2022
20 A 24 DE JUNHO DE 2022
Presidente da Ucrânia enviou vídeo a um dos painéis da edição 2022 do Cannes Lions e colocou a criatividade como um dos elementos principais para a resolução do conflito contra a Rússia
21 de junho de 2022 - 6h22
A programação prévia do Festival de Criatividade de Cannes não havia divulgado que no painel sobre criatividade na Ucrânia, que reuniria criativos daquele país, teria a presença – em videoconferência – de Volodymyr Zelensky, presidente ucraniano que, desde fevereiro, ficou sob os holofotes do mundo por conta da guerra que a Rússia declarou contra seu país.
Em uma mensagem em vídeo enviada exclusivamente ao Festival, Zelensky disse que não havia melhor lugar do que o maior evento criativo do mundo para enviar uma mensagem global pedindo uma ação. Segundo ele, a luta da Ucrânia por sua democracia requer criatividade para impactar o mundo e engajar a todos na mensagem pelo fim do conflito. “O fim desta guerra depende da atenção do mundo”, declarou o presidente ucraniano.
Zelensky fez um apelo à comunidade internacional para usar suas habilidades, sobretudo a criatividade, para ajudar a Ucrânia na luta pela liberdade.
Do painel, participaram profissionais ucranianos que foram afetados pela guerra não somente no âmbito de trabalho, mas do ponto de vista pessoal. Oleg Tomin, director of advertising da agência Bart&Fink, contou que as bombas russas jogadas em seu bairro afetaram completamente a vida de sua família, forçada a se mudar por conta do início dos conflitos.
Também participante do painel, Pasha Vrzhesch, cofundadora e diretora de criação da Banda Agency, contou que sua empresa pediu à comunidade internacional de mídia para dar espaço gratuitamente à divulgação da campanha “Be Brave Like Ukraine”, criada pelo governo de Kelensky e que ganhou visibilidade internacional ao usar a postura resistente do país diante da guerra como o principal ativo que a Ucrânia tem a mostrar ao mundo.
Veja também
A jornada da ONU contra a extinção da humanidade
Chief Creative Officer do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, Boaz Paldi comenta papel da indústria publicitária em ajudar o mundo a amenizar a crise climática e ambiental
Por que o Brasil não ganhou Grand Prix em Cannes neste ano?
Jurados consideram maior rigor do Festival como um dos motivos para a ausência do troféu principal, mas destacam o valor da criatividade nacional