Cannes Lions
20 A 24 DE JUNHO DE 2022
20 A 24 DE JUNHO DE 2022
Rothco|Accenture Interactive de Dublin conquista o prêmio máximo em Creative Data com trabalho que recriou o último discurso de John F. Kennedy
Bárbara Sacchitiello
21 de junho de 2018 - 15h05
Território dominado pelas agências de publicidade, o Festival de Cannes está tendo de abrir espaço às consultorias. Pela primeira vez, um Grand Prix será entregue a uma das empresas do setor. A Rothco, agência de Dublin, na Irlanda, que passou a ser parte da Accenture Interactive de Dublin em dezembro de 2017, ganhou a preferência do júri de Creative Data ao criar, para o jornal The Times, uma inteligência artificial que conseguiu fazer um ousado trabalho: construir, através de dados, o discurso que seria proferido pelo presidente dos Estados Unidos, John F. Kennedy, para o qual ele se dirigia quando foi assassinado por um tiro.
Entrantes no universo da comunicação – e já disputando com grandes agências as verbas de publicidade de grandes marcas em todo o mundo – as consultorias ainda não tinham conseguido a consagração máxima que um trabalho pode ter em Cannes. O trabalho vencedor do Grand Prix mereceu elogios do presidente do júri de Creative Data, Marc Maleh, diretor global da Havas. “Essa categoria envolve muitos detalhes e um estudo aprofundado de várias etapas da aplicação da tecnologia à ideia. Esse trabalho conseguiu recriar um momento histórico fazendo uso de uma forte inteligência de dados”, comentou Maleh. Veja o case:
Brasil
Na categoria, que avalia a forma criativa como as empresas trabalham os dados, o País ganhou um Bronze com o case “Next”, que a R/GA criou para a construção da interatividade do banco digital do Bradesco.
Veja também
Veja as campanhas mais premiadas do mundo
Com menor acúmulo de Leões nas líderes do ranking do Festival de Cannes, case australiano "Palau Pledge", criado pelo brasileiro Gustavo Vampré, lidera lista global
A vida após o Grand Prix
Como os departamentos criativos de Africa e Grey lidam com a nova responsabilidade trazida com o reconhecimento no Cannes Lions