Cannes Lions
20 A 24 DE JUNHO DE 2022
20 A 24 DE JUNHO DE 2022
Premiado com Ouro, case “Ricky Brasil”, da Ogilvy, foi cotado como grande vencedor, mas perdeu na decisão para peça norte-americana
Bárbara Sacchitiello
20 de junho de 2018 - 15h29
A Inteligência artificial criada pela Ogilvy para representar o político corrupto brasileiro agradou muito os jurados de Digital Craft. Com informações coletadas das reportagens e estudos feitos pela revista Forbes, a agência, com apoio da Nexo, construiu o Ricky Brasil, personagem fictício que reúne os estereotipos resultantes da média dos corruptos brasileiros e que, graças à Inteligência Artificial, é capaz de falar – e principalmente de tentar defender sua suposta idoneidade.
O case conquistou um Leão de Bronze e um de Ouro na categoria e era um dos selecionados para entrar na discussão do Grand Prix, o prêmio máximo de cada categoria, segundo Saulo Rodrigues, diretor executivo de criação da R/GA. “Todo mundo adorou a proposta da agência, de tocar no assunto da corrupção do Brasil de forma tão inovadora. A escolha do meio, também, (a revista Forbes) foi vista de forma muito positiva, pois tem tudo a ver com o assunto tratado. Foi um case que ganhou muitos elogios de todo o júri”, comenta Saulo. Veja a ideia:
Um fator, porém, fez com que a peça norte-americana “Aeronaut VR”, um clipe musical, ganhasse a preferência e levasse o Grand Prix. “Quando comparamos a execução e todo o Craft envolvido nas peças, o Aeronaut acaba saindo na frente. Mas isso não significa que o trabalho da Ogilvy não tenha um excelente Craft. Para julgar, elencamos três pontos importantes: a ideia, ou seja o assunto abordado, o meio utilizado e a execução. E nesses três pontos, a peça dos Estados Unidos realmente foi perfeita”, elogia.
A vencedora do Grand Prix é assinada pela Isobar de Nova York e pela Viacom reúne diversos elementos de realidade virtual para criar um clipe para o músico norte-americano William Patrick Corga. Assista:
Outros Leões do Brasil
Além dos dois Leões ganhos com “Ricky Brasil”, a Ogilvy, também foi premiada com um Bronze pelo case VR Vaccine, que conquistou diversos prêmios no Festival no ano passado e que, neste ano, voltou a ser inscrito pela agência em algumas categorias. Pelas regras do Cannes Lions, isso é possível, desde que o case não seja inscrito nas categorias em que disputou troféus no ano anterior. A Grey também faturou 2 Bronzes com o trabalho “The Canceller”, para o Reclame Aqui – que é um dos finalistas brasileiros em Innovation.
Veja também
Veja as campanhas mais premiadas do mundo
Com menor acúmulo de Leões nas líderes do ranking do Festival de Cannes, case australiano "Palau Pledge", criado pelo brasileiro Gustavo Vampré, lidera lista global
A vida após o Grand Prix
Como os departamentos criativos de Africa e Grey lidam com a nova responsabilidade trazida com o reconhecimento no Cannes Lions