Cannes Lions
20 A 24 DE JUNHO DE 2022
20 A 24 DE JUNHO DE 2022
Feito para Budweiser, “Tagwords” ganha a preferência dos jurados em Print & Publishing
Bárbara Sacchitiello
19 de junho de 2018 - 14h40
Print & Publishing sempre foi, ao lado de Outdoor, a área que mais rende Leões ao Brasil. A tradição do País na categoria foi provada mais uma vez em 2018, com a conquista do Grand Prix para a Africa, com o trabalho “Tagwords”, para a cerveja Budweiser. O case usou peças de mídia impressa simples, que traziam quatro elementos: um ano, o nome de um grande festival de música global e a marca da cerveja e a indicação para buscar essas palavras, juntas, no Google. Veja:
A proposta do case era fazer a pessoa descobrir, pela própria busca na internet, a conexão da Budweiser com grandes astros da música internacional, que aparecem em fotos antigas segurando garrafas da cerveja. A execução da campanha cativou o júri, mas ainda havia uma barreira a ser vencida: o frango do KFC.
A disputa do Grand Prix ficou entre a peça brasileira e dois trabalhos internacionais realizados pela rede de fast food (“KFC Exploisons”, que substitui o fogo em cenas de explosão por pedaços de frango frito, e “FCK”, a brincadeira que a rede fez no Reino Unido para comunicar sobre o desabastecimento de frango. “Todas as campanhas eram muito boas e essas três ficaram para a decisão final do Grand Prix. Mas o trabalho da Africa acabou ganhando a preferência pelo conjunto da peça e, no fim, a definição até que acabou sendo praticamente unânime”, revela Rodolfo Sampaio, sócio e CCO da Moma e participante do júri de Print & Publishing.
Para Sampaio, o Grand Prix foi conquistado pela inteligência que a agência teve em conectar o elemento mais tradicional da categoria – uma peça de mídia impressa – ao universo digital. “Foi um jeito totalmente novo de trabalhar o print, que saiu do lugar comum e mostrou como a internet também pode ser incorporada a esse universo”, conta.
A presidente do júri de Print & Publishing, Kate Stanners, chairwoman e CCO global da Saatchi & Saatchi, também elogiou muito a ideia criativa da peça. “Esse Grand Prix é o símbolo de uma peça perfeita de Print: é clássico, puro, simples e ao, mesmo tempo, capaz de te levar para outro lugar. A peça é tão fantástica que, ainda que você não pretendesse fazer a busca por aqueles termos no Google, você fica curioso e certamente fará”, elogiou Kate.
Além do Grand Prix, o case da Africa também conquistou um Leão de Ouro na categoria. Ao todo, o Brasil conquistou 9 prêmios em Print & Publishing. Além do Grand Prix e Leão de Ouro da Africa, também foram premiadas a AlmapBBDO (2 Bronzes), Moma, Artplan, Grey, Ogilvy, Isobar e Y&R (1 Leão cada).
Veja também
Veja as campanhas mais premiadas do mundo
Com menor acúmulo de Leões nas líderes do ranking do Festival de Cannes, case australiano "Palau Pledge", criado pelo brasileiro Gustavo Vampré, lidera lista global
A vida após o Grand Prix
Como os departamentos criativos de Africa e Grey lidam com a nova responsabilidade trazida com o reconhecimento no Cannes Lions