Cannes Lions
20 A 24 DE JUNHO DE 2022
20 A 24 DE JUNHO DE 2022
BETC, Grey, Ogilvy, J. Walter Thompson e Africa emplacar cases entre os finalistas e irão se apresentar presencialmente aos júris do Festival
Bárbara Sacchitiello
8 de junho de 2018 - 16h28
Dias antes da 65ª edição do Festival Internacional de Criatividade de Cannes começar, o Brasil já sabe que tem chance de conquistar até 5 Leões em duas das categorias do evento. Por conta de uma mudança nas regras da organização, os finalistas de Titanium, Glass e Innovation terão de fazer uma apresentação presencial de seus case ao júri. O método já era adotado na categoria Innovation e, agora, foi estendido a duas outras áreas.
Pelas informações divulgadas pelo Festival, o Brasil tem duas peças no shortlist de Innovation e três no de Glass. Em Titanium, categoria que aponta as “big ideas” do ano, não houve seleção de trabalhos brasileiros entre os finalistas.
Em Innovation, o Brasil concorre a troféus com um case da BETC (“Dissolving Posters”, para a Associação Internacional Habitat para a Humanidade” ) e outro da Grey Brasil (“The Canceller”, para o Reclame Aqui). Ao todo, 18 trabalhos foram selecionados como finalistas em Innovation.
O case que levou a BETC/Havas ao shortlist de Innovation começou a ser desenhado quando o País vivenciava a ameaça de uma nova epidemia de febre amarela, no início de 2018. “Faz parte de nossa rotina de trabalho pensar em soluções para diversas causas. Quando vimos que o assunto tomava grandes proporções, começamos a pesquisar sobre o tema e descobrimos que a USP havia desenvolvido uma pastilha com uma bactéria que, ao entrar em contato com a água, liberava uma substância que matava o Aedis Aegypti. Esse foi o ponto de partida”, relembra Erh Ray, presidente da BETC/Havas.
Entre a descoberta do elemento químico e o shortlist de Cannes, muita coisa aconteceu. Além da parceria com a USP, a agência também com o apoio da Fiocruz para encontrar uma maneira de usar aquela substância em áreas com mais risco de contágio da febre amarela. “Começamos a pensar em como dar um novo uso a essa substância química, utilizando a nossa função de comunicar e mandar mensagens às pessoas”, relembra o criativo. Nessa época, a agência já era parceria da ONG Habitat para a Humanidade que, segundo Erh, procurou a BETC/Havas no ano passado para pedir auxilio em campanhas de saneamento básico e ações sociais. Ao unir as duas pontas, foi criado, então o “Pôster Solúvel”.
https://www.youtube.com/watch?v=-ac8oM78shI&feature=youtu.be
Tchau telemarketing
Já na Grey Brasil, a segunda agência brasileira que emplacou um case no Innovation, ao contrário de um problema de saúde, a proposta foi encontrar uma solução para algo danoso à paciência das pessoas. Agência de publicidade do Reclame Aqui, a Grey percebeu que a maior parte das reclamações feitas na plataforma diz respeito ao atendimento das operadoras de celular – especificamente, da dificuldade que é tentar cancelar um serviço pelo telemarketing.
“Na primeira quinzena de janeiro, começamos a estudar as ferramentas de inteligência artificial já disponíveis no mercado que poderiam nos ajudar nessa missão”, conta Felipe Paniago, diretor de marketing do Reclame Aqui. A partir daí, agência e marca começaram a construir um robô que, funcionando por meio de um aplicativo, fosse capaz de efetuar o pedido do cancelamento de serviços no lugar do consumidor.
Para construir a inteligência artificial do “The Canceller”, o Reclame Aqui utilizou o Watson, da IBM, a Alexia, da Amazon e também o Google Cloud. O robô foi munido com dados de dez consumidores para um teste inicial. “Inserimos a maior quantidade de informações para que ele fosse capaz de desenvolver uma conversa com o atendente de telemarketing de forma mais natural e precisa”, comenta Paniago.
Glass Lions
Em Glass, categoria que destaca os trabalhos que celebram a equidade de gênero e a diversidade, o País emplacou três peças no shortlist. Concorrem a Leões a Ogilvy (com o trabalho “The Dress for Respect”, para a Coca-Cola), A Africa (pelo case “#MyNameMyGame”, criado para a Telefonica/Vivo) e a J. Walter Thompson (pelo trabalho Pablo Fan Feat, desenvolvido junto a cantora Pabllo Vittar para a Coca-Cola). Ao todo, o júri de Glass selecionou 27 trabalhos.
Veja também
Veja as campanhas mais premiadas do mundo
Com menor acúmulo de Leões nas líderes do ranking do Festival de Cannes, case australiano "Palau Pledge", criado pelo brasileiro Gustavo Vampré, lidera lista global
A vida após o Grand Prix
Como os departamentos criativos de Africa e Grey lidam com a nova responsabilidade trazida com o reconhecimento no Cannes Lions