Cannes Lions
20 A 24 DE JUNHO DE 2022
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Africa e Grey lideram ranking nacional com desempenho surpreendente do Brasil e aumento no total de Leões mesmo após queda no envio de concorrentes
25 de junho de 2018 - 7h54
Por Alexandre Zaghi Lemos e Bárbara Sacchitiello
(corrigida em 26/07/2018: por um ponto de diferença, a campanha “Essa Coca é Fanta. E daí?” ficou em segundo lugar, à frente de “Detector de corrupção”, que ficou em terceiro)
Com o menor número de trabalhos concorrentes dos últimos sete anos, os 26 júris do Festival Internacional de Criatividade de Cannes entregaram na semana passada 1.186 Leões após analisarem os 32.372 cases inscritos. A redução de 19% no total de troféus concedidos está em linha com a queda de 21% nas inscrições – ou seja, no fim das contas, cerca de 3,5% dos concorrentes foram premiados, tanto em 2017 como em 2018.
A grande surpresa positiva para o Brasil é que o desempenho do país não acompanhou a curva geral. As inscrições nacionais caíram 29% (portanto, mais que a média global), entretanto os concorrentes brasileiros conseguiram uma melhor performance nesta edição, com o total de Leões subindo dos 99 do ano passado para 101, e com a conquista de 2 Grand Prix.
Assim, a participação do País na quantidade de prêmios distribuídos subiu de 6,7% em 2017 para 8,5% em 2018. As duas maiores vitórias do Brasil nesta 65ª edição do Festival de Cannes foram os Grand Prix, inéditos nas histórias da Africa e da Grey. A Africa, que no ano passado conquistou seu primeiro Ouro, agora consegue o Grand Prix de Print & Publishing pela inovação do case “Tagwords”, criado para Budweiser (AB Inbev). Com “Detector de corrupção”, a Grey conquistou o prêmio principal em Mobile .
Embaladas pelas conquistas dos Grand Prix, Africa e Grey lideram o ranking de agências brasileiras mais premiadas, seguidas por outra novidade: o desempenho da David e seu case “Essa Coca é Fanta. E daí”. O sucesso em Cannes foi antevisto no mês passado pela conquista do Blue Wave, o troféu destinado a reconhecer a grande ideia do ano no Wave Festival in Rio. A ação conseguiu transformar em mensagem pró-diversidade uma expressão até então de conotação homofóbica, ao distribuir a funcionários e influenciadores latinhas de Coca-Cola contendo Fanta.
Veja as campanhas brasileiras de melhor performance*
1ª “Tagwords”, da Africa para Budweiser (AB Inbev)
1 Grand Prix (Print & Publishing), 2 Ouros (Print & Publishing e Direct) e 4 Pratas (2 em Direct, 1 em Media e 1 em Outdoor)
2ª “Essa Coca é Fanta. E daí?”, da David para Coca-Cola
3 Ouros (2 em PR e 1 em Media), 2 Pratas (PR e Direct) e 2 Bronzes (Design e Direct)
3ª “Detector de corrupção”, da Grey para Reclame Aqui
1 Grand Prix (Mobile), 1 Ouro (Mobile), 1 Prata (Brand Experience & Activation) e 4 Bronzes (Brand Experience & Activation, Direct, Mobile e Sustainable Development Goals)
https://www.youtube.com/watch?v=ccc811WUjRE
4ª “Endless stories”, da AlmapBBDO para Getty Images
1 Ouro (Film), 2 Pratas (Film Craft e Entertainment) e 2 Bronzes (Film Craft e Design)
5ª “Rota de emergência”, da Y&R para JCDecaux
1 Ouro (Outdoor) e 2 Bronzes (Outdoor e Media)
5ª “Rick Brasil”, da Ogilvy para Forbes
1 Ouro (Digital Craft) e 2 Bronzes (Digital Craft e Brand Experience & Activation)
7ª “Tempo do Neymar”, da AlmapBBDO para Gol Linhas Aéreas
2 Pratas (Brand Experience & Activation e Social & Influencer) e 2 Bronzes (Social & Influencer e Entertainment)
8ª “Segue o jogo”, da Lew’Lara\TBWA para Nissan Kicks
2 Pratas (2 em Outdoor) e 1 Bronze (PR)
https://www.youtube.com/watch?v=YlIDKsHkfT4
8ª “Hemoji”, da Y&R para Santa Casa de Misericórdia de São Paulo
2 Pratas (PR e Health & Wellness) e 1 Bronze (Direct)
*Considerando 30 pontos para cada Grand Prix, 15 pontos por Leão de Ouro, 7 pontos por Leão de Prata e 3 pontos por Leão de Bronze.
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