Cannes Lions
20 A 24 DE JUNHO DE 2022
20 A 24 DE JUNHO DE 2022
Dados continuam, avassaladoramente, na pauta do Festival e tanto que até mereceu um outdoor media
22 de junho de 2018 - 13h20
Dados continuam, avassaladoramente, na pauta do Festival. E tanto, que até mereceu um outdoor media, com tom saudosista, numa rua perpendicular bem defronte ao Palais. A frase nele dizia: “Lembra quando criativos não lidavam com dados? ”
Desavisados até pensariam que o Festival ainda está num debate dualista entre apocalípticos e integrados. Entre os que falam com deslumbre, acreditar-se-ia que tudo se resolverá através da inteligência dos dados. Enquanto que, para aqueles que falam com fatalismo, haveria uma suposta ditadura dos dados sobre a criatividade.
O alívio, para quem participou do festival, é saber que a catarse está se transformando em consenso. Ufa! Quase unanimemente acredita-se que o segredo está na combinação. Foi demonstrado pela McKinsey, por exemplo, que a equação: dados + criatividade= 2x crescimento. Diageo também ilustrou como magic & measurement tem andado juntos para seu negócio, com dados a serviço da criatividade. Os prêmios já anunciados atestam seu sucesso de “público e de crítica”.
Finalmente, nas discussões, pouco se acredita numa mão invisível totalizante e mais tem se buscado uma rede de informação descentralizada. As tendências apontam que seremos cada vez menos dependentes de uma fonte aristocrática conglomerada de “um para todos”, e cada vez mais parte de uma rede de “todos para todos”, nos moldes blockchain.
Pela falta de confiança nas grandes instituições, a confiança se dará através de uma rede de iguais anônimos. Assim, os riscos de manipulação e de controle da informação podem, sim, ficar menores. Logo, sem amarras, a criatividade terá campo fértil posto em ação.
Então, vem, vamos embora, que esperar, não é saber. Mais informação, é saber. E, quem sabe faz a hora. Não espera acontecer!
Veja também
Festival de Cannes é muito mais que um festival de criatividade
É um festival de aprendizados, tecnologia, desejos, novidades, encontros, dados, insights, propósitos e, também, de muitas frustrações
O PR entre Leões e Jatobás
No final das contas, o Cannes Lions serve como um bom safari para a disciplina de PR