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Cannes Lions

20 A 24 DE JUNHO DE 2022


20 de junho de 2018 - 11h04

2018 é o primeiro ano em que acompanho o Festival de Cannes pelo Facebook. E logo ao chegar em Cannes e ter as primeiras conversas percebi que o tema da diversidade continua em pauta. Dentro e fora do Palais.

Um dos motivos para isso é que as mudanças continuam acontecendo muito devagar. O número de mulheres e negros em cargos relevantes nas agências, por exemplo, mudou muito pouco nos últimos anos. Sabemos que qualquer mudança precisa de esforço, e isso não pode e nem deve ser uma desculpa para não avançar com ações concretas que possam mudar a realidade do nosso mercado.

O CMO global da HP, Antonio Lucio, falou numa conversa com Carolyn Everson (VP de Marketing Global do Facebook), que para termos uma comunicação realmente diversa precisamos ter diversidade em todo processo: no cliente que produz o briefing, na agência que desenvolve a estratégia e criação e também nas produtoras que desenvolvem o conteúdo. Lucio mencionou que a HP resolveu encarar a questão da diversidade com a mesma seriedade que encaram o lançamento de um produto novo: com metas, responsabilidades e muitas conversas internas para conseguir que todos estejam alinhados e engajados em diminuir as desigualdades dentro da empresa e em seus fornecedores.

Cada dia aparecem mais dados que provam que a diversidade aumenta a performance e a lucratividade nas empresas. Então se você não está abraçando a diversidade pelo simples fato de ser a coisa certa a se fazer, deveria pelo menos abraçá-la porque é bom para os negócios. Como disse nosso Diego Dzodan (VP do Facebook na América Latina) em sua última coluna no Valor, “Da próxima vez que você estiver em uma reunião, olhe ao redor da mesa. Isso vai te mostrar o quanto mais você precisa fazer pela diversidade.”.

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