Meio&Mensagem
Publicidade

Cannes Lions

18 A 22 DE JUNHO DE 2018 | CANNES - FRANÇA

Pra não dizer que não falei de dados

Dados continuam, avassaladoramente, na pauta do Festival e tanto que até mereceu um outdoor media


22 de junho de 2018 - 13h20

Dados continuam, avassaladoramente, na pauta do Festival. E tanto, que até mereceu um outdoor media, com tom saudosista, numa rua perpendicular bem defronte ao Palais. A frase nele dizia: “Lembra quando criativos não lidavam com dados? ”

Desavisados até pensariam que o Festival ainda está num debate dualista entre apocalípticos e integrados. Entre os que falam com deslumbre, acreditar-se-ia que tudo se resolverá através da inteligência dos dados. Enquanto que, para aqueles que falam com fatalismo, haveria uma suposta ditadura dos dados sobre a criatividade.

O alívio, para quem participou do festival, é saber que a catarse está se transformando em consenso. Ufa! Quase unanimemente acredita-se que o segredo está na combinação. Foi demonstrado pela McKinsey, por exemplo, que a equação: dados + criatividade= 2x crescimento. Diageo também ilustrou como magic & measurement tem andado juntos para seu negócio, com dados a serviço da criatividade. Os prêmios já anunciados atestam seu sucesso de “público e de crítica”.

Finalmente, nas discussões, pouco se acredita numa mão invisível totalizante e mais tem se buscado uma rede de informação descentralizada. As tendências apontam que seremos cada vez menos dependentes de uma fonte aristocrática conglomerada de “um para todos”, e cada vez mais parte de uma rede de “todos para todos”, nos moldes blockchain.

Pela falta de confiança nas grandes instituições, a confiança se dará através de uma rede de iguais anônimos. Assim, os riscos de manipulação e de controle da informação podem, sim, ficar menores. Logo, sem amarras, a criatividade terá campo fértil posto em ação.

Então, vem, vamos embora, que esperar, não é saber. Mais informação, é saber. E, quem sabe faz a hora. Não espera acontecer!

Publicidade

Compartilhe

Comente

“Meio & Mensagem informa que não modera e tampouco apaga comentários, seja no site ou nos perfis de redes sociais. No site, quando o usuário ler a indicação Este comentário foi apagado’ significa que o próprio comentarista deletou o comentário postado. Não faz parte da política de M&M gerenciar comentários, seja para interagir, moderar ou apagar eventuais postagens do leitor. Exceções serão aplicadas a comentários que contenham palavrões e ofensas pessoais. O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.”

Patrocínio