Meio&Mensagem
Publicidade

Cannes Lions

18 A 22 DE JUNHO DE 2018 | CANNES - FRANÇA

Cannes: uma renovação de votos

Não há mais espaço nem tempo para a nostalgia. Temos que viver a excitação do que ainda está pra acontecer, de todo o potencial que ainda temos


13 de junho de 2018 - 9h17

É sempre inspirador ir a Cannes. As vistas, o clima, os trabalhos enchem os olhos e a cabeça. É quase uma renovação de votos com a profissão que escolhi.

Mas, esse ano espero que seja bem mais do que isso. O momento desafiador que a nossa indústria vive já está presente em Cannes há algum tempo, mas talvez tenha chegado no seu auge ano passado com as declarações da Publicis, importantes anunciantes e executivos da indústria questionando a relevância do Festival. Do seu formato, categorias, até mesmo à sua localização. As críticas refletem um questionamento sobre esse ritual da criatividade. Se ele tem capacidade de se transformar tanto quanto a nossa
sociedade está se transformando.

Essa dualidade do mundo (do como éramos felizes), e do que podemos ser, sempre conviveu em Cannes. Mas, não há mais espaço nem tempo para a nostalgia. Temos que viver a excitação do que ainda está pra acontecer, de todo o potencial que ainda temos.

Em muito momentos, o Festival achou que era sobre incorporar mais tecnologia, mas parece estar entendendo (assim como nós), que as transformações que estamos vivendo são mais profundas e estruturais. Um Festival que sempre ajudou a ditar cultura, está tendo que correr atrás dela para se tornar mais inclusivo, diverso e parte dela. Está entendendo que as discussões são muitas vezes difíceis e necessárias, que é preciso mexer nas crenças e verdades.

Rituais são fundamentais para seres humanos, eles nos dão sensação de pertencimento, constroem laços, ciclos. Mas para se manterem relevantes, os rituais precisam incorporar novos significados e se atualizarem (vide o recente casamento Real). A indústria precisa do seu ritual de celebrar a criatividade, e que ele incorpore cada vez mais novos significados e mostre as possibilidades da comunicação nesse mundo que não pára de se transformar.

Publicidade

Compartilhe

Comente

“Meio & Mensagem informa que não modera e tampouco apaga comentários, seja no site ou nos perfis de redes sociais. No site, quando o usuário ler a indicação Este comentário foi apagado’ significa que o próprio comentarista deletou o comentário postado. Não faz parte da política de M&M gerenciar comentários, seja para interagir, moderar ou apagar eventuais postagens do leitor. Exceções serão aplicadas a comentários que contenham palavrões e ofensas pessoais. O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.”

Patrocínio