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Cannes Lions

20 A 24 DE JUNHO DE 2022

Somadas, Media e Design trazem 10 Leões ao Brasil

Categorias angariaram menos troféus do que no ano passado; GPs foram entregues aos Estados Unidos e Tailândia

Bárbara Sacchitiello
21 de junho de 2017 - 15h15

“De Real para a Realidade”, conversor do Estadão que transformava o dinheiro perdido com a corrupção em investimentos públicos, ganhou duas Pratas em Design (Crédito: Reprodução)

Com uma quantidade de Leões inferior ao ano passado, as categorias Media, Design e Product Design renderam, juntas, 10 Leões ao Brasil no Cannes Lions 2017.

Em Media, o País recebeu 5 Bronzes: Publicis (“The Cliché”, para Heineken), Neogama (“Foot Type Test Ad”, para Asics), New360, de Belo Horizonte (“Let’s Change the Number”, para Cruzeiro Esporte Clube e Azmina), Z+ Comunicação (“The Fantastic Problem Solving Machine”, para AACD) e Grey Brasil (“The Color of Corruption”, para Reclame Aqui).

Na opinião da jurada brasileira da categoria, Miriam Shirley, vice-presidente de Media da Publicis Brasil, a alta competitividade dos cases e os diversos tipos de uso da mídia acabara deixando a competição mais para o País. “Foi uma avaliação muita longa. Partimos de 2850 trabalhos para fazer uma long list de mais de 400 peças até formar o shortlist, que contou com 170 trabalhos. Tentamos analisar toda a estratégia de entrega de mídia, que passou a ter novas faces com o avanço das mídias sociais e as maneiras pelas quais uma mensagem pode ser disseminada entre as pessoas, disse Miriam.

Para o Grand Prix, o júri de Media escolheu o case “Innovating Saving, criado pela R/GA, de Nova York, para a Jet.com. Veja:


Corrupção em Design
Dos 4 troféus que o Brasil leva para casa em Design, três são provenientes de cases que abordam a questão da corrupção no País. A FCB Brasil ganhou duas Pratas pelo trabalho “De Real para a Realidade”, desenvolvido para o Estadão. O case mostrava como os valores denunciados em esquemas de corrupção poderiam ser aproveitados em áreas positivas para o desenvolvimento do País. A outra Prata nacional também foi para um trabalho que destacou o mau comportamento dos políticos nacionais: “Vigie Aqui”, da Grey para o Reclame Aqui (vencedor do Leão em Ouro em Direct). O Brasil ainda ganhou um Bronze com Favelagrafia, da NBS para a Apple.

A Tailândia conquistou o Grand Prix de Design com um trabalho desenvolvido pela agência AP Thailand. Chamado “The Unusual Football Field”, o trabalho aproveitava diferentes espaços de comunidades locais para criar campos de futebol para as crianças e jovens aproveitarem a prática esportiva. Veja:


Product Design
Em Product Design, o País conquistou seu primeiro Leão na história da categoria. O prêmio (um Bronze) foi para o Furf Design Studio, de Curitiba, pelo trabalho “Confetti Prosthetic Leg Cover”, uma prótese que permitia um uso mais acessível e fácil. O Grand Prix da categoria foi concedido para o trabalho colombiano “Payphone Bank”, da Grey de Bogotá para Tigo-Une. Veja:

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