Publicidade

Cannes Lions

20 A 24 DE JUNHO DE 2022

Clipes roubam a cena de marcas em Craft

Film Craft e Digital Craft entregam Grand Prix a trabalhos artísticos; Brasil tem 1 Ouro e 1 Bronze para AlmapBBDO

Bárbara Sacchitiello
23 de junho de 2017 - 14h55

Assim que recebem os resultados dos vencedores do Cannes Lions, os jornalistas naturalmente esperam ver quais marcas e agências ganharam a preferência do júri e foram laureadas com os troféus mais importantes do Festival. Na divulgação dos Leões de Film Craft e Digital Craft, no entanto, isso não aconteceu. Em vez de anunciantes, dois clipes musicais estavam listados como vencedores de Grand Prix.

“Se tem uma mensagem que Cannes deixa este ano é: prestem atenção nos diretores e profissionais que estão dirigindo clipes. Eles estão fazendo um trabalho maravilhoso, superando os das marcas. Nossa função no júri é apontar as tendências que estão rolando e, se as agências e marcas não ficarem de olho, poderão perder espaço para a música”, ressaltou Roberto Coelho, sócio diretor da Satélite Áudio e participante do júri de Film Craft. Tanto ele quanto os demais membros do grupo não tiveram dúvida, em nenhum momento do julgamento, que a melhor peça que tinham em mãos neste ano era “Territory”, da dupla francesa de música eletrônica “The Blaze”, produzido pela Iconoclast. Assista:

“Foi unânime. Essa peça tem uma qualidade de Craft que nos impressionou. Assistimos a esse clipe várias vezes no júri e, a cada sessão, tínhamos mais certeza de que era, de fato, merecedor do Grand Prix”, destacou Coelho. O presidente do júri de Film Craft, Robert Galuzzo, fundador e produtor executivo da Finch, foi questionado sobre as razões que levaram seu grupo a não premiar algum case feito por uma marca, como é tradicional em Cannes. “Tínhamos trabalhos de muita qualidade, como ‘Superhumans’, que sem dúvida também era merecedor de Grand Prix e nos deixou em dúvida na disputa final, mas que acabou perdendo para ‘The Blaze’ por conta de alguns detalhes. Achamos importante celebrar o novo e indicar tendências em Craft”, explicou Galuzzo.

Embora tivesse emplacado dois shortlists com “Nosferatu” (da AlmapBBDO para Getty Images), o Brasil não ganhou nenhum Leão na categoria.

Björk e Digital Craft
O júri de Digital Crat também foi seduzido pela música e entregou ao videoclipe da cantora Björk o Grand Prix da categoria. Utilizando realidade virtual para aprimorar a experiência do público “Björk’s Notget” conseguiu, na opinião do júri, usar as ferramentas digitais de acordo com a proposta da mensagem e criar experiência que antes não existiam. Confira o clipe:


A categoria rendeu 2 Leões ao Brasil – ambos para AlmapBBDO. A agência foi premiada com um Ouro e um Bronze pelo case “Nosferatu”, da Geety Images. Veja o case brasileiro:

Publicidade

Compartilhe

  • Temas

  • Artistas

  • Clipes

  • Digital Craft

  • Film Craft

  • Música

Patrocínio