Cannes Lions
20 A 24 DE JUNHO DE 2022
20 A 24 DE JUNHO DE 2022
Projeto “Teatro para Todos os Ouvidos” disponibiliza óculos de realidade virtual para deficientes auditivos e surdos assistirem a uma peça de teatro
Alexandre Zaghi Lemos
9 de junho de 2017 - 11h24
Foi divulgada na sexta-feira, 2 de junho, a primeira lista de finalistas do Festival Internacional de Criatividade de Cannes de 2017, que acontece entre os dias 17 e 24 deste mês. O Brasil classificou um case no shortlist da área de Innovation Lions (13 dos finalistas são dos Estados Unidos).
“Teatro para Todos os Ouvidos”, da Leo Burnett Tailor Made (LBTM) para a Samsung, com produção da Trator Filmes, será um dos projetos a serem apresentados ao vivo durante o evento para o júri da área, comandado por Susan Lyne, sócia-presidente da BBG Ventures – não há nenhum profissional brasileiro neste júri.
O case disponibiliza óculos de realidade virtual para que deficientes auditivos e surdos consigam assistir a uma peça de teatro sem a necessidade de um intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais). A experiência acontece desde o mês passado na peça “O Pai”, estrelada pelo ator Fulvio Stefanini, no teatro Frei Caneca e no teatro Fernando Torres, ambos em São Paulo – parceria com a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência disponibiliza 10 pares de ingressos para cada apresentação para pessoas com deficiência auditiva e seus acompanhantes. A MediaMonks, que foi a produtora digital do case, esteve à frente da tecnologia para os óculos VR.
“Por meio de um smartphone e do Samsung Gear VR, ao olhar para o palco, o surdo ou pessoa com deficiência auditiva, terá disponível, em tempo real, a legenda da fala dos atores. Hoje, em algumas peças, existem intérpretes no palco que fazem a interpretação do enredo em Libras, o que divide a atenção de quem precisava deste serviço. Agora, o espectador consegue acompanhar a peça sem distrações, de uma forma única e privativa”, explica a fabricante.
https://www.youtube.com/watch?v=RRihTJxAlk0
Veja também
Cannes 2017: As campanhas mais premiadas do mundo
Queda de 4,5% no total de inscritos não inibe novo recorde de 1.471 Leões e Grand Prix concedidos, um aumento de 8% no total de prêmios em relação ao Festival do ano passado
O que pensa o criativo mais premiado da história de Cannes?
Homenageado com o Leão de São Marcos, David Droga fala sobre prêmios, criatividade, inspiração e sucesso