Publicidade

Cannes Lions

20 A 24 DE JUNHO DE 2022


20 de junho de 2017 - 15h06

Hoje, no meu segundo dia inteiro em Cannes, vi uma palestra de manhã do Mario Testino — incrível! — Falando sobre a indústria de moda e como tudo está mudando.

Mas passei o resto do dia todo no STREAM. Uma “unconference” organizada pelo grupo WPP para clientes, agências e empresas de mídia/tecnologia.

O dia foi MUITO produtivo com palestras e mesas redondas lideradas pelo Sir Martin himself. Mas o assunto do dia foi a responsabilidade editorial das novas empresas de mídia.

Falou-se muito do Facebook e como o Sr. Zuckerberg é hoje o editor in chief da maior “publicação” do planeta e a responsabilidade que deveria se ter com isso. Sim, muita gente acha que se o Facebook fizesse uma curadoria de conteúdo publicado mais forte, estaria restringindo a mídia e o direito de expressão. Já eu, assim como muitos outros, inclusive os editores do New Yorker e do New York Times que falaram lá hoje, achamos que o Facebook tem uma responsabilidade enorme como editor de conteúdo e que deveria sim assumir essa responsabilidade de uma maneira muito mais ativa curando o conteúdo publicado. Estamos falando de “censurar” conteúdo relacionado a terrorismo, racismo, exclusão no geral, ódio e harassment.

Eu nunca antes havia pensado no Facebook com essa lente — a maior publicação do mundo, na qual o sr. Zuckerberg, é o editor in chief.

E, relacionado ao mesmo assunto, vimos também uma palestra do CEO do Jigsaw — uma das mais novas empresas do grupo Alphabet, que esta tentando, através de algoritmos, prever e trackear conteúdo também relacionado a terrorismo, crimes e racismo em geral na internet. A tecnologia descrita por ele é incrível mas, de novo, eles estão identificando muitas vezes fontes, grupos de pessoas ou bots “patrocinados” por governos, mas ainda não fazem nada com isso. Identificam essas fontes, mas e aí? Porque não desativar ou bloquear as contas  quando se tem indícios suficientes de que as pessoas por trás disso tem motivos ou razões escusas??

Eu acho liberdade de imprensa muito importante, mas dentro dessa nova realidade que estamos entrando o Facebook e o Google tem sim uma responsabilidade enorme para conter crime em geral no mundo, que hoje, em parte, esta sendo “organizado”através das mídias socias.

Fico no aguardo dos próximos capítulos.

Publicidade

Compartilhe

Patrocínio