Publicidade

Cannes Lions

20 A 24 DE JUNHO DE 2022

Batata em Marte e Parada Gay no vídeo game: as ideias de Innovation

Categoria que valoriza tecnologia e inovação premia trabalhos que trazem propostas inusitadas a favor de variadas causas e indústrias

Bárbara Sacchitiello
21 de junho de 2017 - 5h26

Agência sueca levou mensagem de tolerância ao universo dos games (Crédito: Reprodução)

Embora todo o Festival tenha como premissa indicar os caminhos por onde a indústria da comunicação seguirá, nenhuma área do Cannes Lions tem tanto foco no futuro quanto Innovation. Considerado um festival menor dentro da programação tradicional do evento criativo, a área agrupa discussões sobre as formas como a tecnologia podem melhorar a vida humana e como ela pode ser inserida a favor de causas e dos negócios de marcas.

Nesta terça-feira, 20, o Lions Innovation revelou os premiados de suas duas categorias: Innovation Lions e Creative Data. Em ambas, a tecnologia é o combustível para o desenvolvimento de ideias que, de acordo com os jurados, devam causar impacto e beneficiar a vida de pessoas e o negócio de marcas.

Ao distribuir 12 Leões, o júri de Innovation Lions celebrou ideias que, de diferentes maneiras, procuram utilizar a indústria publicitária em prol do novo. Responsável por presidir os trabalhos, Susan Lyne, presidente e sócia-diretora da BBG Ventures, declarou que a categoria comporta ideias inovadoras que podem vir desde grandes multinacionais, que fazem investimentos milionários, até de startups. “Por conta dessa grande abertura da área temos que ser criteriosos para avaliar a importância da tecnologia na categoria. Innovation só existe pela forma como a tecnologia mudou o mundo, mas é importante que essa inovação tenha como proposta mover as pessoas para diferentes caminhos e fazer a diferença”, disse Susan.

Os 12 trabalhos premiados na categoria refletem essa variedade. Ideias vindas dos Estados Unidos, da Suécia, Reino Unido, Índia, Suíça e Emirados Árabes tentam criar diferentes ideias para o consumo de alimentos, produção de combustível e até prevenção de doenças.

Na possibilidade de os alimentos do planeta acabarem, por exemplo, a agência Memac Ogilvy & Mather, de Dubai, já encontrou uma solução com o case “Potato on Mars”, que conseguiu descobrir que o tubérculo pode ser plantado – e cultivado – em solo marciano. O trabalho, criado para a CIP- The International Potato Center, foi premiado com um Leão de Prata em Innovation.

Sob a bandeira da diversidade, a agência Garbergs, de Estocolmo, aproveitou um dos games mais famosos e populares do mundo para ressaltar ao público – sobretudo aos jovens – a importância da tolerância. A agência desenvolveu uma nova versão para o jogo que se passa na cidade de Los Santos, criando a “Los Santos Pride”. A Parada Gay virtual permitia a customização de figurinos, com direito a várias bandeiras do arco-íris, música e alegria pelas ruas, com todos os elementos imunes às armas do jogo. A ação, criada para a Stockholm Pride, conquistou um Leão de Ouro em Innovation.

Uma fabricante de óleos lubrificantes da Índia criou um alerta para que motoristas evitem colisões e acidentes em estradas perigosas. Por meio de radares – e de uma criação da Leo Burnett India – a estrada emitia sinal sonoros sempre que dois veículos, que trafegavam em direções opostas, se aproximavam. A ideia é que, com o alerta, os motoristas tenham cautela e evitem acidentes em curvas.

A prevenção também levou a Area 23, de Nova York, a conquistar um Leão de Bronze em Innovation. Para o Cyrcadia Health, a agência desenvolveu um sutiã que, por meio de um dispositivo wearable, pode detectar sinais de câncer de mama. A Shell também experimentou ao tentar transformar a gravidade em energia e, com isso, conquistou um Leão de Bronze.

Eleita como a melhor ideia do Innovation  Lions em 2017 – e, por isso, vencedora do Grand Prix – a campanha “The Humanium Metal Initiave” teve, na opinião da presidente do júri, “inovação em todas as etapas de execução. Voltado à redução da violência urbana, o trabalho da sueca Akestam Holst arrecadou armas ilegais, sobretudo em países das Américas do Sul e Central e, com o derretimento das peças – e muita pesquisa científica – criou um novo metal, batizado de Humanium Metal, que já começou a ser testado nas indústrias da Guatemala e de El Salvador e que pode ser usado para a fabricação de utensílios domésticos, peças automotivas e outros materiais. Confira o case:


Na opinião da presidente da categoria, é importante que experimentos e novas ideias continuem sendo trazidos ao Festival para que, cada vez mais, a indústria da comunicação e a tecnologia possam atuar a favor de causar importantes para a sociedade. Veja alguns dos cases premiados em Innovation Lions neste ano:

 

 

 

 

 

 

Publicidade

Compartilhe

  • Temas

  • Batata

  • Ideias

  • Inovação

  • Parada Gay

  • prêmios

  • Tecnologia

Patrocínio