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Cannes Lions

17 A 24 DE JUNHO DE 2017 | CANNES - FRANÇA

Favoritos já brilharam em festivais anteriores

Premiações como One Show, D&AD, New York Festivals e outros dão o termômetro das peças que já chegam a Cannes na disputa por Grand Prix

Bárbara Sacchitiello
9 de junho de 2017 - 11h20

Embora reserve sempre  surpresas para os presentes – afinal, muitas agências esperam o Festival para estrear alguns trabalhos nas premiações internacionais – o Cannes Lions sempre começa com algumas campanhas já favoritas a ganhar os cobiçados Leões.

As premiações que antecedem o Festival – como D&AD, One Show e New York Festivals – costumam ser um bom termômetro da criatividade global. É comum que campanhas que angariaram prêmios importantes nesses e em outros eventos consigam, também, impressionar os jurados de Cannes e conquistar troféus para seus criativos.

Para apontar quais trabalhos chegam ao Cannes Lions (que começa no próximo dia 17) com chances de voltar para casa com Leões, a reportagem de Meio & Mensagem conversou com profissionais brasileiros que participaram do júri de outros festivais internacionais neste ano. Para Erh Ray, copresidente da BETC/Havas; Arício Fortes, vice-presidente de criação da DM9DDB; Andrea Siqueira, diretora executiva de criação da Isobar e Sergio Gordilho, copresidente da Africa, o storytelling e a mensagem impactante serão os ingredientes principais das peças campeãs desta edição do Festival.

Segue, abaixo, a lista dos cases mais citados pelos profissionais como favoritos aos Leões de Cannes em 2017:

“Meet Graham”, da Clemenger BBDO (Austrália) para a Comissão de Acidentes em Transportes

(Crédito: Reprodução)

Unanimidade entre os profissionais ouvidos pela reportagem, o case australiano é, segundo os criativos, a demonstração de divulgação de uma mensagem importante de maneira engajadora. Em vez de recorrer a índices de acidentes ou a mensagens educativas para enfatizar à população a importância de ter um comportamento prudente no trânsito, a agência australiana criou um humanoide baseado e pesquisas científicas e mecânicas. O esquisito Graham – que possui membros e estrutura do corpo desproporcionais – representa como o corpo humano deveria ser para conseguir resistir a acidentes de trânsito. O case ganhou a mídia local e foi tema até de exposição.

“We’re the superhumans”, da 4Creative (Inglaterra) para Channel 4

(Crédito: Reprodução)

Assim como aconteceu em 2013, o Channel 4, de Londres, quis mostrar a força e o talento dos paratletas exaltando que suas possíveis limitações são mínimas diante de suas variadas capacidades. Na campanha da 4Creative, os paratletas formam uma orquestra e tocam e cantam enquanto mostram, nas quadras, pistas e ginásios seu imenso talento e capacidade de superação. A beleza e plasticidade do comercial foram destacadas pelos profissionais, que já o consideram como um dos favoritos a abocanhar Leões em Film.

“Fearless Girl”, da McCann Nova York para State Street Global Advisors

(Crédito: Reprodução)

A destemida garotinha que encara o furioso touro de Wall Street é citada pelos criativos como exemplo da conjunção perfeita entre simplicidade e força. A estátua de bronze, que foi colocada na rua em celebração do Dia Internacional da Mulher e acabou se tornando ponto turístico, foi a maneira que a McCann de Nova York encontrou de mostrar a preocupação da State Street Global Advisors com as questões de equidade de gênero e melhoria das condições das mulheres no mercado de trabalho e na sociedade. A pertinência e atualidade do tema devem, na opinião dos profissionais, fazer do case um dos grandes premiados em Cannes.

“The Refugee Nation”

(Crédito: Reprodução)

A temática Olímpica deve se fazer presente em Cannes neste ano, já que muitos dos cases foram lançados em agosto de 2016, após a edição do ano passado do Festival. Uma das promessas dessa safra é o case “The Refugee Nation”, que prestou uma homenagem a equipe de refugiados que competiu nos Jogos do Rio de Janeiro. Criada pela Ogilvy de Nova York e com produção das brasileira Asteroide, Square Pixel e Pimenta Print, a campanha criou bandeira, hino e promoveu ações para construir uma nação que representasse os atletas. O trabalho foi premiado com o Best of Show, o mais importante troféu do One Show, que destaca a melhor ideia entre as melhores de todas as categorias.

 

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