Meio&Mensagem

Prêmios Especiais

Homenagens escolhidas pela organização do festival e previamente anunciadas:

Leão de São Marcos
O festival repete o feito do ano passado e entrega, mais uma vez, o troféu a uma dupla: os homenageados da vez são Jeff Silverstein e Jeff Goodby, fundadores da Goodby, Silverstein & Partners. Ano passado, o Leão foi entregue aos irmãos indianos Piyush Pandey, diretor criativo da Ogilvy na Asia, e Prasoon Pandey, cineasta (leia mais aqui)

Recebem o Leão de São Marco os profissionais que, ao longo de suas trajetórias, deixaram um legado criativo para a comunicação. O prêmio foi introduzido em 2011 e já foi concedido a David Droga (Droga5, em 2017), Marcello Serpa (ex-sócio da AlmapBBDO, em 2016), Bob Greenberg (R/GA, em 2015), Joe Pytka (diretor, em 2014), Lee Clow (Media Arts Lab, em 2013), Dan Wieden (W+K, em 2012) e John Hegarty (BBH, em 2011).

Creative Marketer of the Year
A Apple conquista sua primeira estatueta de marca mais criativa do ano no festival, honraria que ano passado foi entregue a outro anunciante tech, o Google. De acordo com a organização, a Apple conseguiu atingir excelência criativa em seus produtos, plataformas e ao mesmo tempo se destacar na comunicação publicitária. É da marca o Grand Prix em Entertainment Lions for Music de 2018, com o comercial ‘Welcome Home”, dirigido por Spike Jonze (leia mais aqui).

O prêmio existe desde 1992 e já foi entregue para empresas como Burger King (2017), Samsung (2016), McDonald´s (2014), Coca-Cola (2013), Mars (2012), Ikea (2011), Unilever (2010), Volkswagen, P&G, Honda e Adidas, entre outros. Apenas Nike (2003 e 1994) e Heineken (2015 e 1995) receberam duas vezes.

Media Person of the Year
O Festival entrega o título de profissional de mídia do ano a Jeffrey Katzenberg, fundador e chairman da plataforma de mídia mobile Quibi e sócio e cofundador da WndrCo, grupo que investe e desenvolver negócios de tecnologia.

Entregue desde 1999, o prêmio já foi concedido a Silvio Berlusconi (1999), Mark Zuckerberg (Facebook, em 2010), Eric Schmidt (Google, em 2011), Jack Dorsey (Twitter, em 2012), Salar Kamangar (YouTube, em 2013), Richard Pelpler (HBO, em 2014), Sy Lau (ITS Online Media Group e Tencent, em 2015), Shane Smith (Vice Media, em 2016) e Lucian Grainge (Universal Music Group, em 2017). Ano passado, porém, o troféu não foi entregue a uma personalidade, mas a uma marca, o Spotify.

Cannes LionHeart
Phumzle Mlambo-Ngcuka, secretária geral das Nações Unidas e diretora executiva da UN Women, receberá este troféu especial em reconhecimento a seu ativismo pelas mulheres, pelos direitos humanos e justiça social, além de sua liderança na iniciativa The Unstereotype Alliance.

A homenagem estreou em 2015 e é dedicada a alguém cujo pensamento inovador sobre o uso da força das marcas comerciais tenha feito diferença positiva para as pessoas e o planeta. O prêmio já foi concedido a Al Gore (The Climate Reality Project, 2015), Blake Mycoskie (Toms, 2016), Richard Curtis (Comic Relief, 2017) e Paul Polman (Unilever, 2018).

Entertainment Person of the Year
Lorne Michaels, produtor do Saturday Night Live, é o homenageado no primeiro ano deste prêmio.

Patrocínio

Mobile Partner