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Cannes Lions

20 A 24 DE JUNHO DE 2022

As 10 campanhas campeãs no ranking global

O Cannes Lions 2019 distribuiu 932 troféus, cerca de 20% menos que no ano passado, e manteve a política de menor concentração de prêmios, ao contrário do que acontecia nos anos anteriores

Alexandre Zaghi Lemos
4 de julho de 2019 - 6h00

Em um trabalho que vem fazendo nos últimos anos, e que não encontra paralelo na imprensa internacional, Meio & Mensagem publica o ranking das campanhas que mais conseguiram somar pontos no Cannes Lions 2019. Foram considerando 35 pontos para Grand Prix de Titanium e de Creative Effectiveness, 30 pontos para os demais Grand Prix, 30 pontos para Titanium Lions, 15 pontos por Leão de Ouro, 7 pontos por Leão de Prata e 3 pontos por Leão de Bronze. Confira as dez campanhas mais pontuadas:

1. “Dream Crazy”, da Wieden+Kennedy Portland para Nike

2 Grand Prix (Entertainment Lions For Sport e Outdoor), 1 Titanium Lion, 6 Ouros (3 em Social & Influencer, 1 em Entertainment Lions For Sport, 1 em Film Craft e 1 em Film), 7 Pratas (6 em Film e 1 em Outdoor) e 3 Bronzes (Creative Strategy, Entertainment Lions For Sport e Outdoor)

A mensagem de uma das peças, “Acredite em algo, mesmo que isso signifique sacrificar tudo”, ganhou ainda mais significado associada ao jogador Colin Kaepernick, que acabou banido da NFL por seus protestos contra o racismo nos Estados Unidos. Outras peças envolventes incentivam a crença nos sonhos.

2. “The Whopper Detour”, da FCB Nova York para Burger King 

3 Grand Prix (Titanium, Mobile e Direct), 5 Ouros (2 em Media, 2 em Direct e 1 em Mobile), 3 Pratas (Direct, Creative eCommerce e Brand Experience & Activation) e 1 Bronze (Brand Experience & Activation)

Mantendo a linha de usar seu maior concorrente como protagonista e garoto-propaganda, o Burger King deu vantagem promocional a quem pedisse seu sanduiche pelo celular nas proximidades de lojas do McDonald’s.

3. “Viva la vulva”, da AmvBBDO Londres para Libresse (Essity)

1 Titanium Lion, 4 Ouros (2 em Film, 1 em Creative Strategy, 1 em Glass e 1 em Health & Wellness), 5 Pratas (2 em Film Craft, 1 em Film, 1 em Creative Strategy e 1 em Health & Wellness) e 2 Bronzes (Entertainment e Film Craft)

Divertido e colorido, o filme segue a linha de quebra de tabus proposta pela marca ao fazer um convite às mulheres para melhor conhecerem – e celebrarem – as particularidades e diferenças de seus órgãos sexuais.

4. “The Truth Is Worth It”, da Droga5 para The New York Times 

Grand Prix (Film e Film Craft), 4 Ouros (3 em Film Craft e 1 em Film), 1 Prata (Film Craft) e 1 Bronze (Entertainment)

Ode ao jornalismo em tempos de fake news, a série de filmes conta como o trabalho do veículo desvendou casos importantes envolvendo os governos do México e de Mianmar e o Estado Islâmico.

5. “Thisables”, da McCann Tel Aviv para Ikea

1 Grand Prix (Health & Wellness), 4 Ouros (2 em Health & Wellness, 1 em Brand Experience & Activation e 1 em Direct), 3 Pratas (Direct, Innovation e PR) e 3 Bronzes (Brand Experience & Activation, Creative Strategy e Direct)

Hacks de acessibilidade para os produtos mais populares da Ikea, como sofás, gabinetes e luminárias, foram disponibilizados para impressão 3D de maneira open source.

6. “Broadway The Rainbow”, da DDB Chicago para Skittles (Mars)

4 Ouros (2 em Outdoor e 2 em Radio & Audio), 5 Pratas (2 em Brand Experience & Activation, 1 em Entertainment, 1 em Outdoor e 1 em Radio & Audio) e 3 Bronzes (2 em Radio & Audio e 1 em Brand Experience & Activation)

Evento paralelo ao SuperBowl, o musical teve uma única apresentação em Nova York, com renda revertida a projetos sociais, posteriormente disponibilizada em plataformas como Spotify e YouTube.

7. “Changing The Games”, da McCann Nova York para Xbox (Microsoft)

1 Grand Prix (Brand Experience & Activation), 1 Titanium Lion, 2 Ouros (Design e Innovation) e 1 Bronze (Brand Experience & Activation)

Um dos destaques da temática dominante de 2019 de inclusão e diversidade, a iniciativa criou controles adaptados para crianças com deficiência poderem jogar videogame em condições de igualdade com os outros jogadores.

8. “Billie Jean King Your Shoes”, da TBWA\Chiat\Day Nova York para Adidas

3 Ouros (2 em Outdoor e 1 em Brand Experience & Activation) 5 Pratas (2 em Direct, 1 em Brand Experience & Activation, 1 em Design e 1 em Outdoor) e 2 Bronzes (Direct e Entertainment Lions For Sport)

A ação pintou tênis de azul para recordar a histórica partida ocorrida há 45 anos, que ficou conhecida como “Batalha dos Sexos”, em que a tenista Billie Jean, com seu Adidas azul, venceu Bobby Riggs, após ele ter dito que jamais perderia para uma mulher.

9. “Generation Lockdown”, da McCann Nova York para March For Our Lives

Grand Prix for Good, 2 Ouros (Social & Influencer e Film), 2 Pratas (PR e Film) e 1 Bronze (Film)

Vídeo mostra rotina de treinamento de crianças para enfrentarem casos de tiroteio em escolas, retrata o ambiente perigoso que os estudantes enfrentam nos Estados Unidos e propaga campanha contra o porte de armas por pessoas perigosas.

10. “The Last Ever Issue”, da VMLY&R Polônia para Gazeta Pl, Mastercard e BNP Paribas 

1 Grand Prix (Glass), 1 Titanium Lion e 3 Bronzes (Brand Experience & Activation, Media e Print & Publishing)

As três empresas se juntaram para relançar uma marca de revista pornográfica, porém destacando as carreiras de sucesso de mulheres e temas que desbancam a objetificação feminina.

 

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