Cannes Lions
20 A 24 DE JUNHO DE 2022
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Festival tem menor patamar desde 2012 e participação brasileira é a mais tímida desde 2010
Alexandre Zaghi Lemos
14 de junho de 2019 - 8h48
O Festival Internacional de Criatividade de Cannes registra nova queda de peças inscritas. Após a diminuição de 21% verificada em 2018, a 66ª edição do evento tem redução de 4,4% no total de concorrentes. O Brasil, que no ano passado já havia cortado sua participação em 29%, chega ao Cannes Lions com menos 1,8% peças concorrentes – o menor patamar do País desde 2010.
No total, são 30.953 inscrições de 89 países, contra as 32.372 do ano passado – diminuição de 1.419 peças. Assim, o Cannes Lions tem o mais baixo número de concorrentes desde 2012, ano em que superou a barreira dos 30 mil. Os concorrentes brasileiros em 2019 são 2.093, o que significa 38 a menos que os 2.131 de 2018.
As duas novas competições instituídas neste ano começam bem: em Creative Strategy são 848 concorrentes e em Entertainment for Sport, 702. Juntas, as três categorias de Entertainment cresceram 11%, com a novata Sports compensando as quedas de Entertainment for Music e Entertainment. Também cresceram as áreas de Creative Effectiveness (34%) e de Film (29%).
As competições que tiveram maiores quedas nas inscrições foram Entertainment (-34%), Sustainable Development Goals e Social & Influencer (-25% cada), Film Craft (-24%), Health & Wellness (-20%), Entertainment for Music e Direct (-19% em cada), Creative Data e Design (-18% cada), Media (-15%), Print & Publishing (-13%), PR (-12%) e Glass (-11%).
Apesar da queda geral, a organização comemora a alta de inscrições de dois países que considera como “mercados-chave”: os concorrentes da China aumentaram 5% e os da Índia, 8%.
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