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Cannes Lions

20 A 24 DE JUNHO DE 2022

As ações de Brand Experience que renderam 6 Leões ao Brasil

Goleiro usando celular, app que traduz linguagens jurídica e outros trabalhos que cativaram o júri da categoria de experiências do Festival

Bárbara Sacchitiello
20 de junho de 2019 - 15h55

Anteriormente chamada de Promo & Activaction, a categoria Brand Experience & Activation abarca os trabalhos em que marcas e agências inserem o consumidor em algum tipo de experiência. Neste ano, a categoria entregou 70 troféus a trabalhos de várias partes do mundo – e 6 deles foram para trabalhos brasileiros.

As agências do País conquistaram uma Prata e 5 Bronzes em Brand Experience & Activaction. O Grand Prix foi concedido ao trabalho “Changing the Game”, da McCann Nova York para a Microsoft, que criou uma linha de consoles para o Xbox adaptada às crianças e adultos com necessidades especiais.

Veja abaixo as seis ideias de experiência de marca das agências brasileiras que conquistaram Leão na categoria:

Prata

Goleiro distraído
Para mostrar que usar o celular durante alguma atividade pode ser muito perigoso – e até mesmo estranho – a Uber e a Tech and Soul fizeram uma ação no Campeonato Brasileiro do ano passado. Quando o Atlético Paranaense recebeu o Atlético Mineiro na Arena da Baixada, em Curitiba, antes do apito inicial do árbitro, o goleiro Santos, do Atlético, pegou um celular e começou a mexer no aparelho, como se estivesse alheio à partida que começaria. No dia seguinte, após a repercussão, o clube explicou que se tratava de uma ação da Uber para alertar sobre comportamentos imprudentes no trânsito.

Bronzes
Tradutor de contrato
Para ajudar o público – e até mesmo as empresas – a entender as regras e normas escondidas na linguagem rebuscada dos contratos de compra e prestação de serviços, a Grey e o portal Reclame Aqui criaram o App “Tradutor de Contrato”. A ferramenta consegue simplificar as principais cláusulas dos contratos e, com isso, promete ajudar o consumidor a evitar dores de cabeça.

Anúncio Grelhado
Vencedora de dois Leões de Ouro em Direct – e de outros troféus em diferentes categorias do Cannes Lions – a peça Anúncio Grelhado, da David para o Burger King, usava um recurso de realidade aumentada via aplicativo da rede de fast food. Ao direcionar a câmera para qualquer anúncio do McDonald’s presente nas ruas, a peça, virtualmente, era incendiada e no lugar aparecia um Outdoor do Burger King. Como recompensa, ela ganhava um Whopper grátis.

https://www.youtube.com/watch?v=m8WcLqFK7yE

Acessibility Mat
Um dos finalistas do Brasil em Innovation – mas que não conquistou Leões na categoria – “Acessibility Mat”, da GTB Brasil para a Ford, transforma o carro em uma grande ferramenta de inclusão. Peças do interior do veículo, como tapetes, por exemplo, podem ser utilizados como rampas e outros instrumentos que facilitam a locomoção de pessoas com necessidades especiais.

https://www.youtube.com/watch?v=AYD2QVlU1VM

The Grand Finale
Para expandir as emoções da final da UEFA Champions League de 2018, a Heineken fez um evento para convidados acompanharem o jogo. No momento da partida, uma orquestra começou a tocar em sincronia com o jogo. A ação, da Publicis Brasil, contou com a participação do ex-jogador Ronaldinho Gaúcho.

Machado de Assis Real
Retratado como branco pela maior parte dos livros de História do Brasil, Machado de Assis, um dos maiores nomes da Literatura Mundial, foi apresentado em sua real etnia em uma campanha da Grey para a Faculdade Zumbi dos Palmares. A ação convidava às editoras de livros e livrarias a não aceitarem mais exemplares em que Machado de Assis aparece com a pele embranquecida e substituir a foto do escritor pela sua imagem real.

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