Publicidade

Cannes Lions

20 A 24 DE JUNHO DE 2022

No Festival de publicidade, jornalismo mostra sua força

Jornal do Líbano conquista GP de Print & Publishing e trabalho da Columbia Journalism também recebe Leões ao destacar a importância da imprensa em um cenário de fake news

Bárbara Sacchitiello
17 de junho de 2019 - 15h35

O primeiro dia de premiações do Cannes Lions 2019 trouxe um elemento peculiar. Alguns dos cases premiados pelo júri com os cobiçados Leões do Festival foram desenvolvidos para reforçar a importância da credibilidade das marcas jornalísticas em um mundo tomado por fake news e informações distorcidas.

“A mídia impressa têm um papel importante de mostrar a força do jornalismo”, disse Olivier Altmann, cofundador, CEO e COO da agência francesa Altmann + Pacreau, que presidiu os trabalhos do júri de Print & Publishing. Uma das mais tradicionais categorias do Cannes Lions, Print celebrou não somente a mídia impressa como uma plataforma de veiculação de mensagens, mas também o papel dos jornais na construção de uma sociedade mais bem informada e culturalmente preparada.

O Grand Prix da categoria foi concedido ao case “The Blank Edition”, case criado pela ImpactBBDO, de Dubai para o jornal AN-Nahar, do Líbano. Pela primeira vez em seus 86 anos de história, o veículo circulou imprimiu uma edição totalmente em branco. A ideia era fazer uma provocação aos jornais do país, já que muitos são controlados por políticos e membro do governo e fazer uma convocação ao povo libanês: que usassem as páginas em branco para escrever aquilo que desejavam dizer ao governo.

“Esse case deu às pessoas o poder de serem mídia”, disse o presidente do júri ao destacar a qualidade do trabalho. O case já havia ganhado prêmios importantes em outros festivais internacionais, como D&AD e Dubai Lynx International. Assista:

Outro case que destaca a importância do jornalismo para a sociedade – e que conquistou 4 Leões nesse primeiro dia do Festival (sendo 1 de Ouro em Outdoor) é “Fakenewsstand”, criado para a revista Columbia Journalism, dos Estados Unidos, pela TBWA\Chiat\Day New York. A agência instalou, em uma esquina de Nova York, uma banca de jornal bem diferente: todas as publicações vendidas por ela eram compostas por notícias falsas.

O case contou com criação dos brasileiros Ricardo Franco e Angelo Maia, que trabalham na agência dos Estados Unidos. Para destacar ainda mais o quão importante é o jornalismo sério para a população, as notícias que estampavam as manchetes das publicações falsas na banca foram extraídas de diversos portais da internet, onde haviam conseguido bastante popularidade. Veja a reportagem do The New York Times sobre o case:

Além desses cases já consagrados, outro trabalho que também exalta a força do jornalismo é “The Truth Is Worth It”, da Droga5 para o New York Times. Em uma produção apurada, a campanha destaca as dificuldades e barreiras enfrentadas pelos jornalistas da casa para apurar matérias e fazer reportagens em diversas partes do mundo, sempre colocando a verdade como o maior objetivo a ser alcançado. A campanha conquistou prêmios do One Show e D&AD e foi selecionada para o shortlist de Titanium. Veja:

Publicidade

Compartilhe

  • Temas

  • Jornalismo

  • Outdoor

  • prêmios

  • Print & Publishing

Patrocínio