Publicidade

Cannes Lions

20 A 24 DE JUNHO DE 2022


20 de junho de 2019 - 14h30

Nessa quinta feira, fui em duas sessões que me fazem acreditar em uma leva de criativos totalmente renovada.

A primeira foi o mais novo “New Creators Showcase Saatchi&Saatchi.” Isso mesmo não é mais directors, agora é creators. A proposta é muito boa e muito bem conectada com os dias atuais, com toda nova forma de contar histórias que nasce a cada dia nesse imenso número plataformas que estamos em contato todos os dias. O próprio Nick Law, da Publicis, disse que quem está criando bom conteúdo hoje, não é quem está dentro do escritório. São as pessoas comuns que estão em casa, em Ohio, Texas, Mato Grosso, Acre. E essa é a proposta do novo New Directors: trazer um conteúdo autêntico e produzido por qualquer um, seja diretor, roteirista, não importa quem -importa que sejam bons contadores de história.

Entre vários filmes incríveis que passaram (vale conferir, tem muita coisa boa), um bom exemplo dessa cultura maker foram dois videos bem curtos e super simples. Um de um sabonete skatista fazendo halfpipe na pia e outro de um ursinho de pelúcia que se revolta contra seu animador. Foram feitos para Instagram pelo Victor Haeglin, que se auto intitula Stop-Motion AnimaDirector. Além do seu canal @patagraph no Instagram, hoje ele também é diretor na Partizan Studio. E olha a coincidência: hoje mesmo vi um filme de stop-motion para a Marca Oasis O’Verger na TV que me chamou a atenção pela qualidade na execução, acabei de ver no canal dele que era dele. (Sim, eu assisto TV aqui em Cannes rs)

Seguindo essa cultura maker, a segunda sessão que fui que me faz acreditar numa nova geração de criativos foi a palestra da Lego, conduzida pela Julia Goldin, CMO global da marca. Foi inspirador ver ela mostrar tudo que a Lego fez desde o primeiro brinquedo – um pato de madeira – até o famoso Brick System. E como a empresa soube se reinventar e o que continua fazendo para se manter relevante e ter propósito para toda uma nova geração que já nasce conectada e sedenta para contar sua própria história. Entre vários bons exemplos, tem um que se destaca e recentemente entrei com meu filho, é o Lego Life, uma plataforma de compartilhamento de fotos onde, de uma forma bem segura, seu filho pode dividir com toda uma comunidade de crianças o que ele montou com seu Lego. Julia conta o quanto as crianças ficam felizes em dividir o que acabaram de fazer com as peças de lego.

Sendo toda uma nova geração de contadores de histórias ou pequenos futuros contadores, todos querem somente uma coisa, poder criar e dividir com a sua audiência o que acabaram de conceber. Bem parecido com o que fazemos, não?

Seja um ursinho ou um pato de madeira, esteja aberto a novas ideias.

Publicidade

Compartilhe

Patrocínio