Publicidade

Cannes Lions

20 A 24 DE JUNHO DE 2022

Case brasileiro lidera views no YouTube

Criada pela J.Walter Thompson, a campanha “Vai no gás” da Coca-Cola é a mais vista na plataforma desde Cannes 2018 até 1 de junho deste ano

Amanda Schnaider
12 de junho de 2019 - 13h30

Pela primeira vez um case brasileiro lidera o Cannes YouTube Ads Leaderboard, divulgado desde 2013. Desenvolvida pela J.Walter Thompson e com JWT & Kolab/McCann como agência de mídia, a campanha “Vai no gás” (acima) da Coca-Cola é a mais vista na plataforma desde Cannes 2018 até 1 de junho deste ano. Ao contrário do YouTube Ads Leaderboard, lista mensal publicada em parceria com Meio & Mensagem, o Cannes YouTube Ads Leaderboard, não reúne somente campanhas que têm compra de mídia no Brasil, nem somente cases inscritos em Cannes, mas sim, os dez vídeos publicitários com mais visualizações nesse período, na plataforma.

Ricardo John, CEO da J.Walter Thompson, comenta que a campanha “Vai no gás”, surgiu do insight intrínseco do produto que é a sensação de tomar uma Coca-cola gelada num dia de verão. “Fomos atrás de uma verdade, de uma sensação e um sentimento. E o mais legal disso tudo é, não tem celebridade, não tem música famosa, nem nenhum truque publicitário”. John ainda afirma que acredita que o sucesso na campanha se deu pela sua proximidade com a audiência que é o jovem. “A audiência não engole propaganda que vem de cima para baixo, que tenta ditar comportamentos. Reconhecimento gera empatia e, empatia gera compartilhamentos”, pontua o CEO.

Aline Moda, líder da área de desenvolvimento de negócios com agências no Google Brasil, concorda com o CEO, “o vídeo retrata situações e contextos que são reais aspirações da geração Z, além de serem conteúdos muitos buscados no YouTube, como música e games. Isso gera identificação imediata com a audiência da plataforma e alto engajamento”. Aline comenta que os dois temas (música e games) se destacaram como os de maior afinidade dentre os jovens de 13-24 anos, segundo estudo global do Google (Human Stories), cruzado com dados do Google Search e YouTube.

Além disso, a líder de desenvolvimento de negócios com agências do Google Brasil afirma que o filme segue todas as boas práticas criativas para YouTube, que foi descoberta pela companhia com base em uma série de experimentos ao longo dos anos, que são, por exemplo: o tipo de produção com frame fechado que facilita a visualização no celular e, o ritmo da edição acelerado, que transmite uma mensagem clara.

Outro ponto interessante do ranking são os insights que ele revelou. Entre eles estão: sucesso global, sendo que as três primeiras colocações da lista pertencem a anúncios do Brasil, Egito e EUA, o que mostra que o mundo está produzindo campanhas de sucesso; celebração de celebridades, que revela atores, bandas e marcas famosas fazendo anúncios para companhias; eles têm sentimentos, algumas campanhas do ranking puxam os espectadores pela questão do sentimento; Techie tech, empresas de tecnologia colocam seus produtos em primeiro plano nos anúncios.

De acordo com a plataforma, a classificação da lista é determinada usando algumas das métricas mais fortes do YouTube quanto à escolha do espectador, incluindo fatores como tempo de exibição, visualizações e o mix de visualizações pagas/orgânicas. Além disso, o ranking é limitado a uma entrada por marca para permitir a variedade de marcas e os vídeos devem estar publicados na plataforma na data de lançamento do ranking. “O Cannes YouTube Ads Leaderboard é uma das nossas formas para celebramos o trabalho das agências, marcas e criativos no YouTube, além de servir como fonte de inspiração com os componentes que mais engajaram os usuários na plataforma”, finaliza Aline.

Confira as demais campanhas mais assistidas:

2. “Not Everything Makes the Cut”, do time criativo da Amazon e da Lucky Generals para Amazon (mídia: Rufus)

3. “Orange Go”, da UM 7 Cairo para Orange (mídia: Leo Burnett Cairo)

4. “QUANG HẢI – THẮP LỬA NHỮNG GIẤC MƠ (Quang Hai – Sonhos completos, tradução livre)”, da VietBuzzAd (VBA) e HSAd Vietnam para
LG Vietnam (mídia: VietBuzzAd)

5. “iPhone XS — Growth Spurt — Apple”, da TBWA\MAL para Apple (mídia: OMD)

6. “Shopee: Shopee Birthday Sale Blackpink”, In-house (mídia: In-house)

7. “The LEGO Movie Characters present: Safety Video – Turkish Airlines”, da Warner Bros para Turkish Airlines (mídia: People Initiative)

8. “Nike – Dream Crazy”, da Wieden & Kennedy para Nike (mídia: SapientRazorfish)

9. “The Internet of Things presents – #LikeABosch”, da Jung von Matt/Alster para Bosch Global (mídia: OMD)

10. “Galaxy Note9: Fortnite Supply Drop”, agência não divulgada para Samsung (mídia: Starcom)

 

Publicidade

Compartilhe

  • Temas

  • Aline Moda

  • Ricardo John

  • Amazon

  • Apple

  • Bosch Global

  • Google

  • J. Walter Thompson

  • LG Vietnam

  • Nike

  • Orange

  • Samsung

  • Shopee

  • Turkish Airlines

  • YouTube

  • Campanhas

  • Cannes YouTube Ads Leaderboard

  • Ranking

  • Visualizações

Patrocínio