Publicidade

Cannes Lions

20 A 24 DE JUNHO DE 2022


19 de junho de 2019 - 15h28

O Cannes Lions é um festival rápido, dinâmico e um pouco vertiginoso. São tantas palestras, shortlists, reuniões e entrevistas que, se você piscar os olhos, os cinco dias do evento se vão como se tivessem passados apenas cinco minutos. Neste ano tive a sorte de ter um trabalho selecionado para o shortlist de Innovation, uma das categorias mais desafiadoras de Cannes, que exige uma defesa em frente ao júri. Isso fez com que o meu festival parecesse ainda mais curto.

Funciona assim: ao entrar no shortlist – foram apenas 25 trabalhos selecionados –, você precisa preparar uma apresentação de 12 minutos explicando para todos os aspectos da sua ideia. Depois disso, o júri tem dez minutos de perguntas para esclarecer o que for preciso para que se defina se a ideia em questão merece ou não ganhar um Leão.

Normalmente as ideias do festival respeitam ciclos anuais. Afinal, a propaganda funciona assim mesmo. Mas com inovação é diferente,e projetos de inovação demandam muito tempo para deixar de ser um protótipo ou uma soma de boas intenções para ser algo que realmente vá impactar a vida de milhões de pessoas.

Nossa ideia, o “Braille Bricks”, é um projeto que durou três anos e chegou ao seu ápice agora em 2019, com a Lego Foundation decidindo produzir para 16 países diferentes a sua versão do produto que criamos na Lew’Lara\TBWA e na Fundação Dorina Nowill para Cegos. Para nos defender diante do júri, decidimos contar toda a trajetória em uma timeline bem detalhada. Descrevemos cada step da criação, testes, desenvolvimento e produção do produto. Ainda nos debruçamos em desdobramentos futuros e nos números por trás de toda essa história.

Vimos muitas apresentações poderosas de outros cases concorrentes do nosso. Ideias que envolvem tecnologia, que foram divulgadas no Super Bowl e que mudam categorias inteiras. Não sei se vamos ganhar. Se conseguirmos, será um feito que levarei para a minha vida inteira. Mas gostaria de deixar uma dica para os próximos colegas que decidirem inscrever suas ideias em Innovation: tenham paciência, esperem até a hora certa. Vi muitas ideias incríveis inscritas prematuramente e que, por isso, talvez não ganhem. Eu sei que prêmios ajudam muito uma ideia de inovação a ganhar tração e alcançar investidores. Mas um pouco de tempo para que ela alcance a maturidade pode fazer ainda mais por ela e por você.

Publicidade

Compartilhe

Patrocínio