Cannes Lions
20 A 24 DE JUNHO DE 2022
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As consultorias querem fazer agências. Elas compram agências. Bom para os donos de agências
11 de junho de 2019 - 14h10
Cannes chegou, a publicidade está de volta.
Sem nunca ter ido.
Hoje todos querem fazer publicidade mesmo não querendo ser chamados de publicitários.
Na concepção de que publicidade é a comunicação remunerada para promover um produto e uma ideia ou resolver um problema de comunicação de uma empresa ou causa, temos mais publicitários do que nunca.
É exatamente isso. Todos querem criar. Todos querem ser publicitários.
Afinal todos postam.
E isso é ótimo.
As consultorias querem fazer agências. Elas compram agências. Bom para os donos de agências.
As produtoras criam, os clientes criam, as consultorias jurídicas criam.
Empresas de mídia criam. E isso também é ótimo!!!
Aprendemos a cantar antes de falar. Aprendemos a desenhar antes de escrever. Todos são criativos.
Até jornalistas criam. O que em algum momento comprometeu o jornalismo.
Mas esquecendo as fakenews, quando os jornalistas criam conteúdos editoriais e válidos para a sociedade, é um ótimo trabalho.
Os influenciadores criam. Produzem também.
Todos fazem tudo.
Todos fazem publicidade.
A publicidade está viva e chutando traseiros. Só é um pouco diferente do que se fazia antes.
Sejam bem-vindos criativos de todas as origens e de todas as categorias e formações diferentes. Precisamos de vocês.
Mas, e sempre tem um MAS, publicidade é uma atividade comercial muito importante e repleta de obrigações.
A importância é tanta que hoje a publicidade atua sobre a verdade apenas.
Real ads
Quando a publicidade não é precisa, ela simplesmente pode ser retirada do ar, julgada e punida. E os clientes junto.
Basta uma denúncia no Conar, por exemplo. Fora a justiça comum.
E isso serve para qualquer tipo de atividade de comunicação, que tenha tido um pagamento ou objetivo comercial, em qualquer meio.
Por outro lado, chame como quiser: post, programática, play, ambiente, etc. ela vai movimentar a economia.
O que é ótimo! O Brasil precisa disso!!!
E quanto as obrigações, existem várias. Uma delas é determinante e tem relação com a qualidade do que se faz.
Alguns dos entrantes nesse negócio de publicidade ou criatividade em comunicação estão contratando grandes profissionais das agências, o que é uma atitude corretíssima.
Pois esses profissionais já trilharam suas 10 mil horas de atividade para se tornarem mestres em craft de suas funções. E vão levar essa qualidade para seus novos empregadores.
E é ótimo isso, o mercado valoriza o bom profissional.
Mas existem casos aonde se percebe um estilo TCC de criação. Um entusiasmo juvenil.
Bonito de se ver. Num TCC.
Existem TCCs brilhantes.
O de George Lucas era simplesmente o Star Wars. Mas é exceção.
Publicidade boa precisa de tempo, prática, erros, acertos e correções. É uma jornada, não uma vontade.
É tão simples que as vezes todos acham que podem fazer.
Mas você não entra num avião pela primeira vez e pilota. Você não entra em campo pela primeira vez e vira artilheiro.
Não pega o violão numa tarde de sábado e vai para o topo da bilboard.
Bem, logo o mercado, implacável, vai selecionar essa comunicação feita no entusiasmo daquela realmente craftada, curtida e elaborada.
Venha de onde vier. E que venha de todo lugar.
Afinal, tudo mudou na publicidade, menos que ela é uma interrupção indesejada e precisa ser muito brilhante e bem feita para ser aceita pelas pessoas.
Nunca foi tão bom ser publicitário.
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