Publicidade

Cannes Lions

20 A 24 DE JUNHO DE 2022


13 de junho de 2019 - 15h36

Esta era das perguntas mais ouvidas pela Croisette nas vezes que minha ida a Cannes coincidiu com uma Copa do Mundo – de futebol masculino, claro. Talvez ainda falte um bocado para a Copa do Mundo de Futebol Feminino se igualar em proporções, mas este ano foi batido o recorde de ingressos vendidos, com entradas para as principais partidas se esgotando em 48 horas.

Pela primeira vez todos os jogos serão transmitidos pela Globo e nossa seleção ganhou um uniforme desenhado especialmente para ela. A Adidas igualou a premiação a do torneio masculino (conquista que ainda não se vê nos salários, a propósito). Guaraná Antartica fez um belo movimento, chamou outras marcas para o jogo, e empresas como Boticário, Gol e Lay’s toparam entrar. Movimento da sociedade, que movimenta as marcas, que movimenta a indústria, que movimenta a comunicação, que ajuda a movimentar a sociedade.

E no Palais? Provavelmente ainda veremos menos atletas femininas do que homens estrelando campanhas, mas certamente serão mais do que antes. E entre elas, a genial Billie Jean King Your Shoes, das minhas favoritas. Sem contar outros trabalhos que abordam questões de gênero, como Viva la Vulva e Hidden Flag. Aliás, dos quatro finalistas brasileiros em Glass, dois tratam do peso de uma realidade ainda tão desigual. Trabalhos que serão avaliados por um júri 48% feminino – elas são 8 entre os 22 jurados brasileiros. E este tema me interessa: sim porque sou mulher, sim porque igualdade deveria ser um princípio, e sim porque as brasileiras são responsáveis pela decisão de compra em 96% dos lares. Temos que saber falar com elas e para isso, temos que ouví-las e entender o que as emociona.

Estudando a programação, vi fotos de rostinhos femininos na maioria dos painéis e serão muitos os encontros sobre questões de gênero, um deles inclusive diário: o Badass Women (marque lá no app para não perder nenhum). Vai ter até um lounge só para discutir igualdade, o Female Quotient (apareça por lá também). Bom, e quanto aos nomes de criativas nas fichas técnicas dos Leões? Talvez também ainda sejam menos do que a gente gostaria, mas muito mais do que antes, espero. Como espero esbarrar com você na 3af à noite para torcer pela Seleção.

Publicidade

Compartilhe

Patrocínio