Publicidade

Cannes Lions

20 A 24 DE JUNHO DE 2022


12 de junho de 2019 - 11h45

Paraná.

Comecei a carreira em 1994 e ganhei meu primeiro Leão em 1997, mas a primeira vez no Cannes Lions só rolou alguns anos depois. Muitos paranaenses, hoje veteranos na Riviera, ainda trabalhavam em Curitiba e já brilhavam nos prêmios da vida. Renato e Roberto Fernandes eram Diretores de Arte da Exclam e vencedores do Young Lions. Dulcídio Caldeira era Redator da Master e o maior CDF do festival que eu já vi. Gustavo Leme era sócio de Claudio Borrelli na produtora Talk (acho eu). Carlão Busato e Marlon Klug ainda não eram puta Diretores, e sim, meus ex-calouros na PUC. E um anônimo James Feeler era o faz-tudo da recém-aberta Jamute, além de melhor baterista cover do mundo da banda The Police.

Brasil.

Do lado das agências, DM9DDB, Almap/BBDO e F/Nazca Saatchi & Saatchi mandavam criativamente em tudo que é festival. Talent e DPZ eram 100% independentes e brilhavam especialmente no break. E a McCann-Erickson liderava o mercado como a 1ª do ranking de faturamento. Do lado dos Clientes, surgia a AmBev reinando com a Skol. A Embratel anunciava DDD. E ainda não existia o “Quer Pagar Quanto?” das Casas Bahia. Do lado das pessoas, Washington Olivetto era eleito o Publicitário do Século. Eugênio Mohallem seguia como o maior Redator do Brasil. Sérgio Amon se destacava com o melhor Diretor do país. E, correndo por fora, Pedro Cabral, PJ Pereira e outros sócios fundavam a pioneiríssima Agência Click.

Cannes.

Diferenças do festival de 1999 para hoje? Todas, tanto fora quanto dentro do Palais. Na pré-história, havia praticamente zero palestras e todos os auditórios eram destinados para a categoria Film (cujo GP foi ganho pela obra-prima “Litany”, criada pela Lowe Howard-Spink para o jornal The Independent). Press & Outdoor também brilhavam e davam prêmio muito lokos (como o questionável GP para “Nipples”, criado pela TBWA GGT Simons Palmer’s para o Sony Playstation). Cyber engatinhava cheia de banners. A estreante Media elegia Silvio Berlusconi como a Media Person Of The Year. A DM9 DDB levava pela 2ª vez consecutiva o título de Agency Of The Year. E no Pelourinho, dava para cruzar com as Oncinhas.

O melhor lugar? 2019. E viva o futuro.

Publicidade

Compartilhe

Patrocínio