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Cannes Lions

20 A 24 DE JUNHO DE 2022

Ranking histórico destaca ascensão da Africa

Publicado pelo quinto ano consecutivo, consolidado das mais premiadas na história de Cannes coloca agência na 10ª posição após bom desempenho em 2018

Alexandre Zaghi Lemos
16 de junho de 2019 - 8h24

Desempenho de “Tagwords” em 2018 faz Africa subir no ranking histórico de Cannes

O avanço da Africa da 15ª para a 10ª posição é a maior novidade no ranking histórico das agências brasileiras mais premiadas na história do Festival de Cannes, publicado pelo quinto ano consecutivo por Meio & Mensagem. A ascensão se deve ao bom desempenho da agência na edição de 2018 do evento, quando liderou o pelotão nacional, com 1 Grand Prix, 2 Ouros, 7 Pratas e 4 Bronzes, devido especialmente ao case “Tagwords”, a campanha brasileira mais premiado no ano passado. A Grey, vice-líder do ranking nacional do Cannes Lions 2018, também subiu: da 18ª para a 12ª posição.

As três líderes do ranking histórico têm mais de cem Leões na estante: a AlmapBBDO soma 241 troféus em 46 anos — sendo que 169 deles foram conquistados a partir de 2005. A Ogilvy & Mather conquistou 147 Leões desde 1981, portando em 37 edições; e a DM9DDB ganhou 134 prêmios desde 1993, o que inclui 25 festivais – a icônica marca da publicidade brasileira deixou de existir neste ano, após incorporação pela SunsetDDB.

O ranking histórico não considera o total de Leões, mas atribui a cada um deles o peso oficial usado pelo festival — afinal, ganhar um Grand Prix é mais importante que receber um Leão de Bronze. São considerados os pesos instituídos pelo evento a partir de 2018: um Grand Prix subiu de 10 para 30 pontos, com os GPs de Titanium e de Creative Effectiveness passando a valer 35 pontos (antes era 12); os Leões de Ouro tiveram pontuação aumentada de sete para 15 pontos; e os Leões de Prata, de 5 para 7 pontos. Os Leões de Bronze mantêm o valor anterior, de 3 pontos.

* Obedecendo os novos pesos que passaram a valer no Cannes Lions 2018, foram considerados 30 pontos para cada Grand Prix (35 para o Grand Prix de Titanium), 15 para cada Ouro, 7 para cada Prata e 3 para cada Bronze. Creative Effectiveness e Innovation Lions foram incluídos na lista dos Ouros. Para a Ogilvy & Mather foram considerados os prêmios ganhos para a Standard Ogilvy & Mather e também os conquistados como Ogilvy Interactive e OgilvyOne. Nos prêmios da DM9DDB não estão incluídos os três Leões conquistados entre 1983 e 1985 pela DM9, quando a agência era comandada por Duda Mendonça, antes da venda para Nizan Guanaes e Guga Valente, e nem os atribuídos à DM9Rio e à DM9Sul. Para a FCB Brasil, foram somados prêmios da época em que a agência usava a marca Giovanni. No caso da Y&R, não foram incluídos os dois Leões de 1997 da Fischer Justus Y&R – computados para a Fischer. No da Leo Burnett Tailor Made, estão incluídos as conquistas da multinacional antes da mudança de nome, em 2011. Para a Publicis, foram computados os Leões da Publicis Salles Norton, após a fusão de 2003. Na conta da W/Brasil estão considerados os prêmios da W/GGK. Nas conquistas da MPM Casablanca, não está incluído o Leão ganho em 1992, após a venda para a Lintas, nem os dois conquistados pela MPM do Grupo ABC em 2006 e 2007. No caso da Grey, não entraram na conta os dois Bronzes de 2007 e 2009 da Matos Grey e da G2.

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