Cannes Lions
20 A 24 DE JUNHO DE 2022
20 A 24 DE JUNHO DE 2022
Alfonso Cuarón, Marie Kondo e John Legend são alguns dos destaques da programação de seminários do festival este ano
Roseani Rocha
12 de junho de 2019 - 14h50
Se no seriado da Netflix a japonesa Marie Kondo é quem coloca “Ordem na Casa”, no Cannes Lions também é preciso organizar a agenda, dado o número sempre grande de palestras nos dias de evento. A própria coordenação do festival tenta organizar a profusão de conteúdos por categorias de assuntos, dando um norte aos participantes.
Este ano, entre os representantes do mundo do cinema e TV serão destaques o mexicano Alfonso Cuarón, premiado por filmes como Gravidade e Roma (este último, exibido somente na Netflix, levou no último Oscar os prêmios de melhor direção, cinematografia e Melhor Filme Estrangeiro); as atrizes Laura Dern, Kerry Washington e Corine Foxx, além de Lorne Michaels, criador do Saturday Night Live e a citada Marie Kondo.
Da música virão John Legend, que já conquistou 10 Grammys, um Oscar, um Golden Globe, um Tony e um Emmy, e o rapper e ator Wyclef Jean.
O esporte terá veteranos, como o ex-piloto de F1 David Coulthard, que baterá um papo com Christian Horner (Aston Martin Red Bull Racing), sobre ações que estão “mudando a cara da F1”; o medalhista olímpico Dwayne Wade e a nadadora paralímpica, também medalha de ouro, Ellie Colle. Parêntese: a F1 apresentará este ano em Cannes a pessoa que afirma ser a primeira a ocupar o cargo de diretor(a) de marketing do evento esportivo. A missão coube a Ellie Norman.
Já do mundo acadêmico virá o professor Steve Pinker, de Harvard. Cientista cognitivo, ele já figurou na lista das 100 Pessoas mais Influentes do Mundo, da Time. Em seu livro “O novo Iluminismo: Em defesa da razão, da ciência e do humanismo”, argumenta que, a despeito da exploração do medo e turbulências políticas, o mundo está melhor.
Celebridades da indústria
Os principais executivos de anunciantes e agências também serão destaques nos seminários. Nesta lista, figuram nomes como sir Martin Sorrell (agora com sua S4 Capital); o atual CEO do WPP, Mark Read; Sir John Regarty, Jeff Goodby (co-presidente e sócio da Goodby, Silverstein & Partners), Arthur Sadoun (presidente e CEO do Publicis Groupe), Rory Sutherland (vice-presidente da Ogilvy) e Madonna Badger (CCO da Badger & Winters), entre outros.
As consultorias vão das mais tradicionais, passando pelas de tendências, como a WGSN, que será representada por Andrea Bell (diretora de insight e editora executiva para Américas) e a MakeLoveNotPorn, da ex-publicitária Cindy Gallop, que trata da representação sexual na publicidade. Do primeiro grupo estarão: Brian Whiple (Accenture Interactive), Sarah Armstrong (McKinsey) e Janet Balis (EY Global Advisory Leader for Media and Entertainment).
No time dos CEOs e CMOs estão confirmados Alan Jope, CEO da Unilever; Randy Freer, CEO do Hulu; Marc Pritchard (chief brand officer da P&G, um dos mais engajados no festival, onde participará de cinco painéis);Tor Myhren, vice-presidente de marketing da Apple (empresa eleita Anunciante do Ano); e a CMO da Samsung, YoungHee Lee. Visa e Mastercard estarão representadas, respectivamente, por Kim Kadlec, vice-presidente global marketing, e Raja Rajamannar, chief marketing & communications officer, que também assumiu este ano o cargo de presidente da Federação Mundial de Anunciantes. A Coca-Cola levará Islan ElDessouky para falar das particularidades de trabalhar a marca no Oriente Médio. E a PepsiCo terá Todd Kaplan, seu vice-presidente de marketing.
Os brasileiros também ajudam a compor a agenda: Fernando Machado, CMO global do Burger King, se apresenta com Marcelo Pascoa, head of global marketing (quarta-feira, 12h); Aline Santos, VP executiva global de marketing da Unilever (sexta-feira, 10h30); e os dirigentes da AB-InBev: Marcel Marcondes, CMO nos EUA (quinta-feira, 16h20) e Pedro Earp, CMO global (quinta-feira, 11h30). Também comparecerão os criativos André Laurentino, CCO da Ogilvy UK (sexta-feira, 13h); Andrea Siqueira, diretora executiva de criação da BETC/Havas (terça-feira, 15h15); Anselmo Ramos, fundador da GUT (segunda-feira, 16h); Eco Moliterno, CCO da Accenture Interactive (quarta-feira, 13h); Marco Bezerra, deputy creative director da Specsavers (sexta-feira, 13h); e Renato Fernandez, CCO da TBWA\Chiat\ Day LA (segunda-feira, 10h30).
E uma curta e inusitada apresentação, promete “mudar a vida” dos presentes no festival este ano. O “secret speaker” falará por 15 minutos na 2a-feira, às 14 h, no Palais 1.
Veja também
As 10 campanhas campeãs no ranking global
O Cannes Lions 2019 distribuiu 932 troféus, cerca de 20% menos que no ano passado, e manteve a política de menor concentração de prêmios, ao contrário do que acontecia nos anos anteriores
Análise: o Leão da estratégia
Managing partner da Sparks & Honey, Laura Chiavone avalia os cases premiados na categoria Criative Strategy