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Cannes Lions

20 A 24 DE JUNHO DE 2022

Criterioso, Innovation dá apenas 6 Leões; 1 é do Brasil

Grey leva Bronze com o trabalho “The Canceller”, para o Reclame Aqui; Grand Prix vai para case colombiano

Bárbara Sacchitiello
21 de junho de 2018 - 15h05

(Crédito: Reprodução)

Inovação é um dos termos mais usados pelos presidentes de júri de todas as categorias do Festival Internacional de Criatividade de Cannes. Encontrar trabalhos que apresentem diferentes soluções para os problemas dos clientes ou da sociedade é o objetivo de todos os profissionais que avaliam os trabalhos das mais diversas categoriais. Em Innovation, então, a busca pelo elemento novo é ainda maior. Até por isso que, neste ano, o rigor prevaleceu entre o júri. Entre os 21 trabalhos selecionados para o shortlist, somente 6 foram premiados com Leões.

“Tivemos um cuidado muito grande em premiar aquilo que, de fato, é uma inovação. A nossa categoria tem essa responsabilidade de apontar, de fato, aquelas ideias que nunca foram apresentadas daquela maneira. Isso não significa que as tecnologias trazidas pelas agências tenham de ser inéditas, mas sim que a aplicação, realmente, tenha de apresentar uma solução nunca antes feita”, esclarece Eco Moliterno, jurado participante de Innovation.
Para ter certeza de que as peças selecionadas trazem, de fato, um elemento inovador, os jurados dedicaram horas pesquisando a fundo cada um dos cases, na tentativa de descobrir se aquela ideia, tida como inovadora, realmente não havia sido experimentada anteriormente. Após essa criteriosa seleção, o Innovation Lions teve seus premiados: um Grand Prix, um Ouro, uma Prata e três Bronzes.

Nesse último grupo (dos Bronzes) está o trabalho brasileiro “The Canceller”, criado pela Grey para o Reclame Aqui (a agência e o anunciante, inclusive, já ganharam o GP de Mobile neste ano com outro trabalho). Em Innovation, a proposta foi criar uma inteligência artificial capaz de ligar para as operadoras de celular solicitando o cancelamento do serviço, poupando, assim, um tempo interminável de espera no atendimento de telemarketing. Veja:

Segundo relato de Eco, os jurados adoraram a ideia. “O case foi muito elogiado pelo fato de fazer o trabalho contrário dos bots. Enquanto essas ferramentas respondem às questões dos consumidores, o ‘The Canceller’ procura diretamente às empresas para efetuar um serviço. O trabalho foi bem executado e bem apresentado e, por isso, conquistou um Leão”, elogia Eco.

Na categoria, também disputava outro case brasileiro: “Pôster Solúvel”, da BETC para a Habitat para a Humanidade. O trabalho não conquistou Leão.

Grand Prix
Como a grande ideia, o júri de Innovation escolheu o projeto “My Line”, desenvolvido pela Mullen/Lowe de Bogotá para o Ministério de Comunicação e Tecnologia da Colômbia. Ciente de que boa parte da população do país vive em áreas sem acesso à internet banda larga, a agência propôs uma espécie de “Google off-line”. O projeto consiste em um número de telefone, conectado a uma central de inteligência. Cada vez que alguém faz uma ligação, de qualquer celular analógico, a esse número, e faz uma questão, o sistema processa a pergunta e envia, por voz, a resposta. Veja:

Além do GP em Innovation, a Colômbia também recebeu outro Grand Prix nessa quinta-feira, 21, no Cannes Lions. A Ogilvy de Bogotá foi premiada em Product Design pelo trabalho “Kingo”, que propõe um novo uso de energia solar. Confira:

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