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Cannes Lions

20 A 24 DE JUNHO DE 2022

Brasil tem pior estreia dos últimos anos em Cannes

Nas duas áreas do Lions Health, País conquista 3 Pratas (NBS, WMcCann e Y&R) e 1 Bronze (BETC/Havas), a pior performance desde o início destas competições, em 2014

Alexandre Zaghi Lemos
18 de junho de 2018 - 15h56

O Brasil fez em 2018 a sua pior estreia no Festival Internacional de Criatividade de Cannes desde 2014, quando o Lions Health passou a marcar o início do evento. Suas duas competições, de Health & Wellness e Pharma, são as primeiras a entregar Leões, como ocorreu na noite desta segunda-feira, 18. As agências brasileiras conquistaram 3 Pratas (NBS, WMcCann e Y&R) e 1 Bronze (BETC/Havas). Embora em número de Leões, tenha repetido os quatro de 2017, no ano passado houve um Ouro. O retrospecto é bem mais benevolente com o Brasil: 5 Leões em 2016; nada menos que 17 em 2015; e 9 no ano de estreia das áreas, em 2014.

A Prata da WMcCann em Health & Wellness foi para o uso de música (sound design) no filme de animação “A queda”, para Hospital do Amor (novo nome do Hospital do Câncer de Barretos), premiado no mês passado com o Grand Prix de Film Craft no Wave Festival e apontado como favorito a Leões pelo Cannes Preview (evento promovido pelo Estadão). Produção da Zombie Studio com trilha da Loud. Durante o julgamento, a pela subiu de Bronze para Prata (leia mais aqui).

A Y&R conquistou sua Prata também em Health & Wellness, com “Hemoji”, para Santa Casa de São Paulo.

Já a Prata da NBS foi concedida pelo júri de Pharma ao único finalista brasileiro da categoria: “Histórias de inalar”, da NBS criou para a clínica pediátrica Clin Kids, de São Paulo.

E o Bronze da BETC/Havas, conquistado em Health & Wellness, foi para “Pôster solúvel”, criado para a ong Habitat Brasil, que está também no shortlist de Innovation.

No ano passado, os 4 Leões brasileiros foram: Ouro e Prata para “VR Vaccine”, da Ogilvy; e 2 Bronzes para “Gerreiros da Amazônia”, da Little George, e “Iris & Thula”, da AlmapBBDO para Pet Mars.

As 1.482 inscrições no Health & Wellness 2018 geraram 39 Leões: 8 Ouros, 12 Pratas e 18 Bronzes. O Grand Prix de Health & Wellness ficou com os Estados Unidos, para o case “Corazón – Give Your Heart”, da JohnXHannes de New York para Montefiore.

Em Pharma, foram 376 inscrições e 27 Leões: 3 Ouros, 15 Pratas e 9 Bronzes, sem nenhum Grand Prix (saiba o motivo clicando aqui). E o Grand Prix for Good do Lions Health foi concedido para o case “Blind to Speak” da TBWA\India, de Mumbai, para Asha Ek Hope Foundation.

Pela performance no Lions Health, a Agência do Ano foi a Havas Lynx, seguida por Area 23 e Langland; e a Rede do Ano foi a FCB Health, seguida por Havas Health e Publicis Health.

Em seu primeiro dia, o Festival de Cannes deixa a perspectiva de distribuir menos troféus em 2018 (leia mais aqui), mas dá esperanças a 52 campanhas brasileiras incluídas entre os finalistas de Print & Publishing, Outdoor, Design, Mobile e Radio & Audio (veja aqui), as cinco áreas que terão resultados revelados na terça-feira, 19.

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