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Cannes Lions

20 A 24 DE JUNHO DE 2022

Ranking histórico: três brasileiras somam mais de 100 Leões

AlmapBBDO, Ogilvy e DM9DDB lideram ranking atualizado anualmente por Meio & Mensagem

Alexandre Zaghi Lemos
16 de junho de 2018 - 15h32

Três agências brasileiras já ultrapassaram a barreira dos mais de cem Leões conquistados na história do Festival Internacional de Criatividade de Cannes. A líder do ranking, AlmapBBDO, somou 229 troféus em 45 anos. A Ogilvy & Mather conquistou 138 Leões desde 1981, portando em 36 edições; e a DM9DDB ganhou 129 prêmios desde 1993, o que inclui 24 festivais.

Entretanto, o ranking histórico das agências brasileiras no Cannes Lions, publicado pelo quarto ano consecutivo por Meio & Mensagem, não considera o total de Leões, mas atribui a cada um deles o peso oficial usado pelo festival. Na lista abaixo, foram aplicados os novos pesos instituídos pelo evento a partir de 2018: um Grand Prix sobe de 10 para 30 pontos, com os Grand Prix de Titanium e de Creative Effectiveness passando a valer 35 pontos (antes era 12); os Leões de Ouro terão pontuação aumentada de sete para 15 pontos; e os Leões de Prata, de cinco para sete pontos. Os Leões de Bronze mantém a pontuação anterior, de três pontos.

* Obedecendo os novos pesos que passam a valer no Cannes Lions 2018, foram considerados 30 pontos para cada Grand Prix (35 para o Grand Prix de Titanium), 15 para cada Ouro, 7 para cada Prata e 3 para cada Bronze. Creative Effectiveness e Innovation Lions foram incluídos na lista dos Ouros.

Para a Ogilvy & Mather foram considerados os prêmios ganhos para a Standard Ogilvy & Mather e também os conquistados como Ogilvy Interactive e OgilvyOne.

Nos prêmios da DM9DDB não estão incluídos os três Leões conquistados entre 1983 e 1985 pela DM9, quando a agência era comandada por Duda Mendonça, antes da venda para Nizan Guanaes e Guga Valente, e nem os atribuídos à DM9Rio e à DM9Sul.

Para a FCB Brasil, foram somados prêmios da época em que a agência usava a marca Giovanni.

No caso da Y&R, não foram incluídos os dois Leões de 1997 da Fischer Justus Y&R – computados para a Fischer.

No da Leo Burnett Tailor Made, estão incluídos as conquistas da multinacional antes da mudança de nome, em 2011.

Para a Publicis, foram computados os Leões da Publicis Salles Norton, após a fusão de 2003.

Na conta da W/Brasil estão considerados os prêmios da W/GGK.

Nas conquistas da MPM Casablanca, não está incluído o Leão ganho em 1992, após a venda para a Lintas, nem os dois conquistados pela MPM do Grupo ABC em 2006 e 2007.

No caso da Grey, não entraram na conta os dois Bronzes de 2007 e 2009 da Matos Grey e da G2.

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